X

Espectro luminoso e corpo negro. Ajuda!?

Gostaria de saber a definição de corpo negro e espectro luminoso e se possível me deem alguns exemplos. Obrigada!

Pergunta originalmente feira em http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O “corpo negro” é aquele corpo que ABSORVE todas as ondas eletromagnéticas, visíveis (luz) ou não visíveis, que sobre ele incide. Por outro lado, o “corpo negro” é o IRRADIADOR PERFEITO, isto é, para uma dada temperatura irradia termicamente com a máxima intensidade possível. A intensidade da irradiação é dada pela Lei de Stephan-Boltzmann que diz que tal intensidade cresce com a quarta potência da temperatura absoluta e, portanto, a irradiação tende a zero quando a temperatura tende ao zero absoluto.

O “corpo negro” é uma idealização, um limite superior para a absorção e irradiação térmica. Um bom exemplo de “corpo quase negro” são as paredes pretas do interior dos fornos de fogões de cozinha. Algumas superfícies metálicas oxidadas ou tratadas também se aproximam de ser “corpos negros”.  Superfícies metálicas polidas quase não irradiam, são péssimas irradiadoras térmica e refletem grande parte da radiação que sobre elas incide.

O espectro de emissão do “corpo negro” é  um espectro contínuo constituído por todas as ondas eletromagnéticas que ele irradia, ondas que possuem frequências ou comprimentos de onda variados mas concentrados em torno de um comprimento de onda preferencial dado pela Lei de Wien.

Outras postagens relacionadas ao tema:

A Lei de Wien não prevê a cor da luz solar?

Por que vemos objetos pretos?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1082.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *