X

Energia que desliga carros em cima dos trilhos ferroviários?

Os carros cruzam trilhos de trem a todo o momento e não tem problemas, mas porque acontece do carro desligar em cima do trilho quando trem está perto? Veja a notícia Acidente com carro que ‘morreu’ em cima da ferrovia repercute em Barra Mansa.

Há uma energia, algo assim, no trilho, que interfere no sistema do carro?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O abalroamento de um automóvel por um trem é um acidente que, embora seja raro, costuma receber a atenção dos meios de comunicação. É fácil encontrar na internet muitas matérias a propósito deste tipo de ocorrência.

Entretanto, ao se pesquisar sobre o tema, os relatos não indicam que o automóvel estava parado como no caso recente (22/10/2020) relatado em Acidente com carro que ‘morreu’ em cima da ferrovia repercute em Barra Mansa.

O mais comum é que o motorista desatento cruze a linha ferroviária no momento em que o trem também está passando como se pode ver no vídeo Colisão impressionante entre trem e carro em Juatuba. Eu conheci há muitos anos uma pessoa que sofreu este tipo de acidente e que perdeu um olho.

No caso de Barra Mansa o vídeo mostra que o motor do automóvel “engasga” antes de atingir os trilhos e acaba parando sobre eles conforme é mostrado no vídeo Homem se desespera ao ver trem atropelar carro em Barra Mansa (RJ) do qual foram extraídos as duas imagens da Figura 1.

Portanto não há qualquer forma de “energia ou algo assim” que faça automóveis parar sobre trilhos.  Acidentes como esse são consequência de imperícia, desatenção do motorista. Cabe ainda notar que no local do acidente de 22/10/2020, conforme o depoimento de um comerciante estabelecido nas imediações do cruzamento há 20 anos, não há lembrança de outro evento como esse.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


Um comentário em “Energia que desliga carros em cima dos trilhos ferroviários?

  1. Esse pessoal sempre vê coisas onde não existem.
    Pirâmides, cristais, energia, carma.
    Na verdade às vezes é o excesso de CARMA é que provoca acidentes. .Em vez de atravessar mais rapidamente atravessa com muita CARMA. Aí dá nisso.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *