X

Energia no corpo em queda livre

Prezados senhores, por favor, solicito explicar o valor da força exercida num corpo de 50kg, em queda livre, à altura de 20m. Ao chegar ao solo de concreto. Esse mesmo corpo a cada 10m, sofre uma uma força de quantos kg? Obrigado.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Durante a queda do corpo, enquanto ele está apenas em contato com o ar, há o peso o puxando para baixo, valendo SEMPRE 50 kgf ou cerca de 500 N. Adicionalmente o ar resiste à descida do corpo com uma força que desprezaremos. Portanto durante toda a queda, até que o corpo entre em contato com o piso de concreto, há uma força constante de 50 kgf o acelerando,. isto é, fazendo com que a cada segundo sua velocidade aumente em cerca de 10 m/s.

Uma queda de 20 m de altura dura aproximadamente 2 s, no final dos quais o corpo se movimenta para baixo com a velocidade de aproximadamente 20 m/s ou 72 km/h. Ou seja, durante esta queda sob força CONSTANTE o corpo ganha energia de movimento (energia cinética).

Quando ele colidir com o solo de concreto, ele em muito pouco tempo parará, isto é, deverá perder toda a energia cinética que adquiriu ao longo da queda de 20 m andando MUITO POUCO. Ou seja, a queda durou 2 s e em seguida ele parará em um tempo MUITÍSSIMO menor do que 2 s, se deslocando por muito menos do que 20 m.

Quanto ele se desloca efetivamente após colidir com o concreto para parar depende da resistência do concreto e do próprio corpo que pode ser mais “mole” ou mais “duro”, dependendo do material do qual é feito.

A força que ele fará ao colidir com o concreto dependerá de quanto o corpo se desloque DURANTE o choque com o concreto. Pode-se demonstrar que esta força tem intensidade aproximadamente igual à intensidade do seu peso multiplicado por um fator, fator este igual a razão da altura (no caso 20 m) de onde ele caiu pela distância que o corpo percorre para parar ao colidir. Sendo esta distância muito pequena comparada com a altura, este fator é muito grande.
Vou supor que o corpo ao atingir o concreto pare em apenas 1 cm. A intensidade da força que ele exerce então é igual ao valor do seu peso, 50 kgf, multiplicado por 2.000 cm (20 m) dividido por 1 cm. Como o fator resulta em 2.000, a força vale então 50 x 2.000 = 100.000 kgf.

De fato a pergunta não tem uma resposta bem definida pois para tê-la devemos saber quanto o corpo se desloca até parar. Entretanto como este deslocamento é usualmente muito pequeno comparado com a altura de onde ele caiu, a força que ele exerce no concreto é enorme!

Poderás consultar também outras postagens nas quais encontrarás respostas a perguntas relacionadas com esta: Força de impacto.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 11266.


4 comentários em “Energia no corpo em queda livre

  1. Danilo disse:

    mas, qual o calculo que o sr. utiliza para saber a energia gerada em uma queda? não seria massa x altura da queda x a grv (10) ?

    • Fernando Lang disse:

      O produto MgH informa a variação da energia potencial gravitacional do corpo em queda. Na ausência de forças dissipativas, tal variação (diminuição) é idêntica ao ganho de energia cinética do corpo cadente.

  2. ANTINIO SERGIO TOMAZETTI disse:

    BOA TARDE .
    MEU NOME É ANTONIO SERGIO TOMAZETTI( astomazetti@hotmail.com) .
    TENHO A SEGUINTE DUVIDA: PRECISO DIMENSIONAR UMA ARGOLA E UM CABO DE AÇO PARA UMA LINHA DE VIDA VERTICAL, ONDE UM COLABORADOR COM NO MÁXIMO 100Kg, USANDO UM CINTO DE SEGURANÇA ESTARÁ PRESO A UM TRAVA QUEDAS E A QUEDA MÁXIMA É DE 4M . COMO SEI QUANTOS QUILOS ESSE COLABORADOR DE 100Kg VAI PESAR NO FINAL DA QUEDA ?
    OBRIGADO, NO AGUARDO .

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *