X

Enchendo garrafas de 600 mL com refrigerante

Ao  Pergunte CREF (IF-UFRGS)

Minha mãe vai encher de refrigerante 4 garrafas de 600ml com uma garrafa grande de 2 litros.

Cada garrafa de 600ml ficará com 500ml cada aproximadamente. Existe alguma diferença entre uma garrafa de 600ml ser enchida com 500ml ou é necessário encher as garrafas de 600ml com 600ml mesmo e deixar a ultima garrafa com um pouco menos? O gás escapará mais em qual opção? Minha mãe ainda perguntou se seria melhor para não escapar o gás, encher de refrigerante até a boca da garrafa todo as que forem possíveis. Qual seria a resposta?  Aguardo retorno.  Obrigado

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A perda de gás pela bebida refrigerante se dá quando o líquido é exposto ao ambiente. Em recipientes hermeticamente fechados tal perda somente acontece até que o volume gasoso dentro da garrafa fique saturado de gás carbônico conforme discutido em Perda de gás no refrigerante. É no liquido que se encontra o gás carbônico em dissolução (na forma de ácido carbônico) conforme se infere das bolhas que se desprendem quando o refrigerante é aberto.

O fato de ficar 100 mL incompletos com líquido não determinará perda importante de gás carbônico do refrigerante desde que a garrafa de 600 mL fique hermeticamente fechada.

É facilmente perceptível que a temperatura afeta a perda do gás carbônico depois que a garrafa é aberta. Na temperatura  ambiente tal perda é muito mais rápida do que quando o refrigerante está gelado. Vide  CO2 dos refrigerantes: qual é a pressão?

É muito importante para minimizar a perda de gás carbônico na transferência de uma garrafa para outra que o líquido esteja em baixa temperatura.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *