Encaixando pneu com gasolina!
22 de outubro, 2015 às 11:06 | Postado em Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Prof Lang, um colega me mostrou um vídeo hoje que me deixou curioso, tentei achar algo aqui no CREF sobre porém não encontrei. Estou mandando o link do vídeo, minha pergunta é, porque o pneu se encaixa após se colocar o fogo? Obrigado https://www.youtube.com/watch?v=pJRTGfqjOuE
O procedimento é bem conhecido, sendo demonstrado em diversos vídeos da internet, usualmente realizado com gasolina mas também pode-se utilizar álcool ou outro fluido volátil e de fácil combustão.
Para “selar” o pneu deve haver uma elevação súbita da pressão no seu interior para que o material na borda do pneu seja pressionado contra o aro de aço. Normalmente o ar comprimido que vem pela mangueira de inflagem dos pneus não é suficiente para produzir uma elevação rápida da pressão dentro do pneu. Existem dispositivos especiais chamados de “canhões de borracheiro” ou Assentador de Talão de Pneus que produzem, a partir de um reservatório de ar comprimido, a súbita elevação de pressão capaz de ajustar o pneu na borda de aço.
A mistura de ar e vapor de gasolina dentro de um pneu produz uma súbita elevação da pressão quando a combustão (explosão) da mistura é deflegrada e para tal não é necessário tanta gasolina quanto a que vemos sendo usada em alguns vídeos. O importante é conseguir DENTRO do pneu um pouco de gasolina vaporizada e misturada com ar; toda a gasolina em estado líquido que vemos nos vídeos é desnecessária pois não participará da explosão, entrando em perigosa combustão posteriormente à inflagem do pneu.
A combustão de ar e gasolina, além de aumentar a quantidade (número de moles) de gases em relação a aquela existente antes da combustão, eleva muito a temperatura dos gases, produzindo assim uma rapídissima elevação da pressão (explosão) necessária para “selar” o pneu.
Entretanto, após a explosão, com o resfriamento do gás dentro do pneu, acontecerá uma redução da pressão. Para garantir que a “selagem” não se desfaça é necessária a introdução de mais ar comprimido no pneu. Vê-se em alguns vídeos que a mangueira de ar comprimido está conectada ao pneu já antes da explosão e às vezes já aberta, insuflando ar através do ventil.
“Docendo discimus” (Sêneca)
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