Emissividade de óleos
5 de novembro, 2014 às 8:11 | Postado em Radiação, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Boa noite!
Gostaria de saber se posso utilizar um mesmo valor de emissividade na câmera termográfica para verificar temperatura nos dentes do pinhão/coroa de um acionamento que utilizam lubrificantes diferentes,(um lubrificante escuro) e outro (translúcido muito próximo da cor do metal)? Os dentes da engrenagem são retificados. Atualmente usamos um valor de 0.95 para ambos os lubrificantes.
A aparência das substâncias para a nossa visão não informa sobre a emissividade da substância na faixa de temperaturas da ordem da temperatura ambiente ou até a muitas centenas de graus célsius. Ou seja, o comportamento observado na faixa do visível não pode ser repassado para a faixa de infravermelho distante do visível.
Por exemplo, o vidro comum é pouco absorvente de luz mas ótimo absorvente e emissor de radiação térmica acontecida no interior dos fornos de fogões. A janela de vidro do forno deixa passar a luz que ilumina seu interior mas barra a radiação infravermelha do interior do forno, minimizando assim as perdas energéticas do interior do forno através da janela. Esta notável propriedade do vidro está relacionada ao “efeito estufa” ocorrido em estruturas de vidro.
Caso inexistam informações sobre a emissividade dos dois óleos sugiro um experimento como teste. Aqueçam os óleos de maneira controlada, por exemplo, medindo sua temperatura com um termômetro tipo termopar. Usem então a câmera termográfica para avaliar estas temperaturas conhecidas.
Muitas vezes em sala de aula, ao tratar da radiação térmica, demonstrei a consistência ou inconsistência de temperaturas avaliadas com o termômetro de infravermelho (que admite emissividade de 0,95 para leituras de temperatura razoavelmente válidas) e com termômetros do tipo termopar ao monitorar substâncias diferentes na mesma temperatura. Se a emissidade é diferente, por exemplo uma superfície de metal polido (baixíssima emissividade) e uma superfície papel (alta emissividade), ambas a 90 graus C (medidas com termopar), as medidas com o termômetro de infravermelho resultarão em valores muito diferentes.
Outras questões envolvendo radiação térmica:
Região mais fria no refrigerador e mais quente no fogão?
Emissividade térmica, cor, temperatura …
O termômetro mede a temperatura do espaço vazio?
Como se mede a temperatura da fotosfera solar?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 815.