X

Em dois anos o CREF teve 1,13 MILHÕES de acessos!

Desde o final de maio de 2013 até o final de maio de 2015 o CREF registrou 1,13 MILHÕES de acessos!

Nesta postagem encontram-se informações sobre o CREF e seus acessos em dois anos.

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

No final de dois anos de monitoramento do setor PERGUNTE AO CREF com contadores de acessos e com o Google Analytics existiam 685 postagens sobre os mais variados temas de Física, História da Ciência e Epistemologia.

As postagens foram efetivadas com a colaboração de respondentes do IF-UFRGS e de outros colaboradores externos conforme o quadro que segue.

colaborad

A evolução dos acessos por semana encontra-se no próximo gráfico.  As “terríveis” questões com problemas no ENEM de 2013 foram comentadas no CREF logo após a realização do exame. Conforme se destaca no gráfico o ENEM teve um efeito colateral POSITIVO, aumentando a visibilidade do setor PERGUNTE pois antes do final de oitubro de 2013 havia cerca de 5 mil acessos semanais, e depois passou para cerca 8 mil acessos por semana. Atualmente acontecem quase 20 mil acessos por semana.

acessos-semana

Apesar de as postagens acontecerem em língua portuguesa, cerca de 8,2% dos acessos se originaram fora do Brasil em mais de uma centena de países conforme o gráfico abaixo indica.

acessos-internacionais

Não é surpresa que Portugal compareça em primeiro lugar dentre os acessos externos. Entretanto é surpreendente que outros países cujo idioma oficial não é o português estejam representados entre os maiores acessos conforme o gráfico abaixo.

acessos_intern

De todos os estados brasileiros aconteceram acessos conforme representado na próxima figura.

estados

O estado campeão de acessos é SP, seguido do RS, depois RJ, … .

estados

A distribuiçaõ dos acessos por cidades brasileiras se encontra na próxima figura.

cidades

O crescimento dos acessos (cerca de 600% em dois anos) deve-se a que MUITAS pesquisas com o o Goggle listam no topo das referências as postagens do CREF. Por exemplo a pesquisa abaixo apresenta a postagem do CREF no topo das referências.

celular

Outro exemplo de pesquisa com o Google lista TRÊS endereços do CREF.

impacto

O PERGUNTE AO CREF se tornou uma referência para muitos professores, estudantes e interessados em Física, ultrapassando as expectativas que motivaram sua criação. Com frequência as perguntas são postadas por professores, que não souberam respondê-las, quando questionados por seus alunos; outras vezes por leigos, preocupados com questões do dia a dia. Por vezes, os professores tomam conhecimento do sítio, via seus alunos, participantes do Facebook. Registre-se que as redes sociais são excelentes meio de divulgação, porém o material postado é efêmero. Manter a coletânea de perguntas & respostas no servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de conferir um selo de qualidade, garante a preservação do material.

Em síntese, o PERGUNTE AO CREF, tornou-se não apenas uma forma de divulgação científica que atende uma ampla comunidade, mas também um recurso didático precioso para professores que queiram inovar os conteúdos abordados em sala de aula. Terminamos com uma citação literal de um professor de ensino médio:

O Pergunte ao CREF é um canal de comunicação que tem levado ao facebook e às nossas aulas ciência de verdade e principalmente Física correta!

 

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 731.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *