Eletrostática: evitando descargas inconvenientes em um aspirador de farinha
14 de março, 2015 às 9:31 | Postado em Eletricidade, Eletrostática
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Boa noite, Sou técnico de manutenção elétrica em uma empresa do ramo alimentício aqui da cidade e recentemente compramos um aspirador de pó para aspirar farinha de trigo que caem no chão,mas o funcionário que trabalha com esta máquina esta constantemente recebendo descargas estáticas acentuadas, desde então como ele ja esta aterrado resolvi aterrar o bico de metal dele também mas não resolveu. O funcionário me questionou que esta recebendo descargas através da mangueira de borracha e não nos pontos de metais onde estão aterrados.
Minha duvida é: oque devo fazer para anular este campo gerado através da mangueira ja que é por ela onde ocorrem as descargas. Obrigado desde já agradeço Att. Renato
1 – RESPOSTA INICIAL AO RENATO
Pelo que relatas a causa da eletrização da mangueira tem a ver com o fluxo de ar e da farinha ao passar pela mangueira. Não há como evitar esta eletrização. Se a mangueira pudesse ser coberta por algum condutor e este condutor estivesse aterrado, poderia se evitar que o operador da mangueira tomasse descargas.
Att. Fernando
2 – RÉPLICA DO RENATO
Ok, então, tive pensando em colocar um cabo flexível decapado passando por dentro da mangueira e aterrar ele no bico junto a carcaça do aspirador.
Você acha que isso seria o suficiente ou teria mesmo que fazer uma malha por fora como disse?
Mais uma dúvida essa malha por fora seria o mesmo principio da gaiola de Faraday só que ao contrario anulando de dentro pra fora.
Att. Renato
3 – TRÉPLICA AO RENATO
Tenta com o fio por dentro.
O objetivo da malha metálica aterrada é de providenciar descargas que não envolvam o operador do aspirador.
Att. Fernando
P.S.: Depois me conta se conseguiste resolver o problema.
4 – RESULTADO FINAL DO RENATO
Hoje fiz o serviço no aspirador.
Decapei um cabo flexível de 6,0mm e passei o por dentro da mangueira aterrando ele ao bico e à carcaça e por fora decapei um cabo flexível 1,5mm e enrolei ele em forma de rosca acompanho os corrugados de toda a mangueira que tem o formato de um parafuso e interliguei ele ao cabo interno que ja estava aterrado aos dois pontos.
Realizei vários testes em aspiração e não deu nenhuma descarga. Foi um sucesso!
Para ter certeza que deu certo retirei o aterramento da máquina e aspirei por alguns minutos segurando com luva de alta tensão.
Aproximei o cabo de aterramento na mangueira e a surpresa uma faísca enorme que saiu.
Desde ja agradeço por suas explicações e atenção.
Parabéns
Att. Renato
5 – COMENTÁRIO FINAL
Para ver a Eletrostática funcionando de fato assista Demonstrações de Eletrostática.
Um livro gratuito na versão pdf, excelente, que foge da mesmice dos textos de Física Geral sobre Eletrostática, Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade, de autoria do Prof. André Assis (UNICAMP), encontra-se em www.ifi.unicamp.br/~assis/Eletricidade.pdf .
“Docendo discimus” (Sêneca)
___________________________________________
COMENTÁRIO DO Prof. Renato Machado de Brito (Escola de Engenharia-UFRGS)
Olá Fernando
Realmente a eletrização ocorre. Muitos aspiradores industriais usam uma mangueira flexível com uma malha de aço, semelhante aos cabos coaxiais.Em locais de clima seco então é bem grande o desconforto pelo choque elétrico
A tua sugestão foi ótima. Tive uma vez uma consulta de um dono de academia aqui de POA que reclamou de choque nos clientes que depois de uma sessão de esteira tocavam o trinco da porta ou algo metálico vinculado às paredes do prédio.
O piso da academia era de material isolante e as esteiras não estavam aterradas. O atrito da esteira fazia acumular cargas que se distribuíam no corpo do “atleta”. Este andando de tênis, pelo no piso seco e isolante da academia, “descarregavam-se” ao tocar o trinco. Sugeri que aterrassem as esteiras e as descargas sumiram.
Grande abraço. Brito
__________________________________________
Questões que envolvem temas de Eletrostática no CREF: Eletrostática
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2313.
Boa Noite aos amigos. Minha dúvida é : se no caso do fio desencapado passando pela parte externa da mangueira, não teria risco de descarga se, por exemplo eu estiver com a mão na mangueira?
Não há risco pois a energia e carga flui pelo caminho bom condutor, impedindo um acúmulo de carga capaz de produzir uma descarga relevante. Somente há risco se o aterramento for desfeito.
Bom dia, Fernando.
Estou tendo problema com choques eletrostática na academia do prédio, foi feito a instalação de um pisos de EVA mas não adiatou. Será feito a troca pro um pisos 100% de borracha( pneus reciclável) . Vc acha que resolverá esse problema com a troca do piso?
Não resolverá dado que a borracha é isolante elétrico. Deve ser utilizado algum material condutor para impedir que se armazene carga nas pessoas e equipamentos.
Se o problema acontece em máquinas da academia, a solução é aterrá-las.
Existem mantas de borracha condutiva, adequadas para o aterramento.
Olá, gostaria de tirar uma dúvida.. há algum tempo observo que quando estou fazendo atividade física, caminhando na esteira eu sinto algumas descargas elétricas, as vezes até tocar no painel da esteira dá choque. Já ocorreu também de logo após sair da esteira ao cumprimentar uma pessoa senti uma descarga. E várias vezes ao descer do carro tbm sinto. Isso é normal? Moro uma cidade de clima de úmido.
Sim, é normal. O melhor seria aterrar a esteira para prevenir o desconforto. Em academias esteiras e outros equipamentos costumam ser aterrados.