X

Elétrons consumidos?

O que acontece quando um elétron é consumido? porque me bateu esse pensamento esses dias antes de eu dormir, se um aparelho consome elétrons oque acontece com oque sobra dele? porque eles possuem elétrons os prótons e nêutrons, se o aparelho consome elétron oque acontece com os nêutrons e prótons? eu até pensei que poderia se tornar lixo eletrônico, para chegar a essa ideia eu usei com exemplo uma bateria, se você usa tanto uma bateria ele começa a durar menos tempo, sera que ela só ta durando menos porque do acumulo de lixo eletrônico armazenado nela? posso ta me precipitando mais é um pensamento interessante, alguem por favor poderia me responder?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br

Assumes um pressuposto muito difundido mas EQUIVOCADO: o de que que elétrons são produzidos e consumidos em circuitos elétricos.

Vou tomar como exemplo o caso por ti sugerido de uma bateria (ou pilha).

Dispositivos como baterias (pilhas ou fontes eletroquímicas em geral) não armazenam carga elétrica, seja na forma de elétrons ou quaisquer outras. Tais dispositivos armazenam energia química que pode ser utilizada para mover, produzindo um movimento de deriva das cargas livres (elétrons nos condutores metálicos, íons no interior da bateria ou pilha), gerando uma corrente elétrica.

Os geradores eletromecânicos não produzem cargas elétricas (elétrons). Eles apenas são capazes de mover as cargas livres do condutores, estabelecendo correntes elétricas.

As cargas livres (elétrons ou íons) sempre existem nos condutores e não são consumidas. A energia química estocada na bateria é que é consumida, isto é, transformada em outras formas de energia no circuito ao qual a fonte está ligada. Vide mais sobre o tema em Para onde vão os elétrons?

Outra postagem relacionada com o tema: Efeito termoiônico: como acontece e para onde vão os elétrons?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1350.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *