Eletricidade estática no carpete
12 de abril, 2010 às 18:46 | Postado em Eletricidade, Eletrostática
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Qual a ordem de grandeza da voltagem estática gerada quando andamos sobre um carpete?
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/
Um carpete pode ser carregado até que o campo elétrico (que NÃO é “voltagem”!!) produzido pelo excedente de carga no tapete atinja, em pontos muito próximos do tapete, a intensidade de cerca de 3 mil volts por milímetro (volts por milímetro é a unidade de medida da intensidade do campo elétrico e não da diferença de potencial elétrico ou da “voltagem”). Quando um campo desta ordem é gerado, ele ioniza o ar e o tapete descarrega.
Ora, um carpete carregado no limite, quando dele aproximamos outro objeto (por exemplo, nossa mão), é capaz de produzir uma pequena centelha, faísca elétrica (é comum ouvirmos o estalido associado à centelha). Se a centelha tiver cerca de 1 mm de comprimento, a diferença de potencial elétrico ou “voltagem” associada a essa centelha é da ordem de 3.000 volts. Ou seja, como é possível a ocorrência de centelhas de até 3 ou 4 mm, avaliamos a “voltagem” em alguns milhares de volts, podendo atingir mais de 10.000 V.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2285.
Como acabar com a estática de um carpete? em uma empresa quando se anda no carpete e depois encosta em um corrimão gerando uma estatica forte quase um choque.
Não há solução possível com este carpete.
Instalei tapetes de Eva na minha casa de festas e próximo aos brinquedos com ferro e janelas leva-se um choque. Como posso resolver?
Este problema somente é resolvido com aterramento conforme está discutido em Choque em aparelhos de academia: como resolver?