X

Dúvidas sobre chuveiros elétricos

Olá!  Li algumas considerações a respeito do chuveiro elétrico e fiquei com uma dúvida.
Abri um chuveiro simples (tradicional) e lá consta dois resistores de comprimentos diferentes. Um de comprimento maior ( maior resistência e menor dissipação de energia por unidade de tempo; [morno]; e outro de comprimento menor e com maior dissipação de energia por unidade de tempo [quente]. Pelo que sei, nesses chuveiros, a água entra em contato com estes resistores e há transferência de calor por condução.
Agora vem a questão: Li em um comentário de um professor que ” …nos chuveiros mais simples, a “resistência” entra em contato com a água…”. O que deu a entender, é que existem chuveiros em que a “resitência” não entra em contato com a água! 1ª dúvida: COMO SE DÁ A TRANSFERÊNCIA DE CALOR PARA A ÁGUA NESSES CHUVEIROS? 2ª Dúvida: Qual a diferença de “funcionamento” entre esses chuveiros simples e um THERMOSYSTEM com controle eletrônico de temperatura? Existe a variação da resistência elétrica ou é pela variação da corrente elétrica?
Um Abraço!

Respondido por: Prof. Renato Machado de Brito - Escola de Engenharia - UFRGS

Existem chuveiros com resistor isolado da água. Nestes o aquecimento  é também por condução, pois o material isolante entre o resistor  interno e revestimento externo e´de porcelana ou mesmo de algum  material cerâmico que conduz o calor gerado no resistor para a  superfície externa (normalmente uma liga metálica resistente a  oxidação). Estes chuveiros são semelhantes a alguns aquecedores de água de imersão que podem ser colocados dentro de uma garrafa térmica (para aquecer a água do chimarrão, por ex.).

 No caso do chuveiro que foi inspecionado, é assim mesmo. Existem  dois resistores. Um de maior comprimento (maior resistência) e um de  menor comprimento (menor resistência).

 A chave comutadora que está acessível ao usuário  tem 3 ou 4  posições.Nos que tem 3 posições: Uma é “Fria” ou “Desligado”, ou seja,  o resistor de aquecimento não é conectado. Outra posição é o “Verão”  quando os dois resistores estarão em série e a outra é a posição do  “Inverno” onde os dois resistores são ligados em paralelo. No caso de  4 posições uma é a “Fria” e as outras são três posições com  aquecimento baixo (dois resistores em série), médio (apenas o resistor  maior é ligado)e alto (os dois resistores são ligados em paralelo).

Alguns chuveiros novos tem até 8 posições diferentes para os níveis de  aquecimento (aqueles que tem uma haste que se conecta à chave  comutadora no corpo do chuveiro). Em cada posição existe uma conexão  de diferentes segmentos de um resistor de aquecimento que vão sendo  ligados em série e paralelo para alcançar temperaturas intermediárias.

 Quanto menor a resistência do elemento de aquecimento, maior será a  corrente que por ele circula, pois a fonte de energia tem tensão fixa  (127 ou 220 V). Resistores em série resultam em uma  resistência equivalente mais alta do que a resistência de cada um  deles e resistores em paralelo resultam em uma resistência equivalente  menor do que a resistência de cada um deles.

  No caso dos sistemas com controle térmico eletrônico, existe em  série com os resistores do chuveiro uma chave eletrônica (TRIAC) com  controle de disparo ajustado para proporcionar o aquecimento  necessário. O TRIAC pode ser controlado para conduzir apenas durante  determinado tempo do ciclo senoidal da tensão (voltagem) que alimenta  o chuveiro. Com isso controla a corrente que circula pelo resistor de  aquecimento, sem a necessidade de uma chave comutadora.

 Mas praticamente todos estes chuveiros tem o resistor diretamente em  contato com a água.

 Quando o aquecimento é num “Boiler” elétrico (aquecedor com  reservatório de água quente), existe um termostato que mede a  temperatura do reservatório de água quente e liga ou desliga o  resistor na medida da necessidade de aquecimento. Nestes aquecedores  de água usualmente o resistor é isolado e não fica em contato direto  com a água. Estes aquecedores elétricos estão em desuso, sendo  substituídos com vantagem pelos aquecedores a gás.

 

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 5308.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *