X

Dúvidas com relação à voltagem 110 V e 220V

Ola,

Em função de mudança de cidade vou sair de um lugar onde é 110 e vou para um lugar de 220. como todos os meus eletro domésticos e portáteis são 110 o que devo fazer?

Se eu for comprar transformadores o que é indicado para cada aparelho, qual marca? Vi tambem que algumas lojas vendem juntamente com o transf. um filtro de linha, posso comprar apenas um transf. e ligar mais de um aparelho nesse filtro de linha?

Obrigada

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A tensão de 110 V não existe mais no Brasil há muito tempo e o que referes como tal na verdade é 127 V. Vide Dúvidas sobre 110 V, 127 V e 220 V .

Deves inicialmente saber se de fato não podes ter em tua nova moradia algumas tomadas com 127 V. Caso isto seja impossível deverás usar transformadores ou fontes com saída em 127 V.

Podes alimentar mais de um aparelho em um transformador desde que a soma das potências demandadas pelos equipamentos ligados a ele não ultrapasse a potência máxima que o fabricante preconiza para o transformador. Ou seja, um transformador também possui um teto de potência, informado pelo fabricante.

Um único aparelho conectado ao transformador pode já superar o teto de potencia. Por exemplo, fornos elétricos usualmente tem alta potência (1000 W ou mais) e necessitam transformadores “grandes”, maiores do que os transformadores que usualmente conhecemos.

Cada aparelho eletrodoméstico tem, no manual e/ou em uma etiqueta aderida ao aparelho, a informação sobre sua potência elétrica (“wattagem”) além da tensão de alimentação (“voltagem”).

Outra questões relacionadas com esta:

Dúvidas sobre 110 V, 127 V e 220 V

Por que 127 V em Porto Alegre e 220 V no interior?

__________________________________________

Comentários no Facebook

Paulo Ricardo Kanzler –  Eu já passei por esta situação e a melhor solução que encontrei, foi realmente ter em casa vários transformadores de diversas potências… Exemplo: para o refrigerador um, para a máquina de lavar roupas outro, e como possuía muitos aparelhos antigos que não tinham a possibilidade de troca de voltagem, ou tampouco eram bi-volt, juntava alguns aparelhos de baixa potência e usava um só transformador para vários aparelhos… Mas vale a pena lembrar que quando usamos um transformador, há um acréscimo de consumo…não sei calcular quanto mais, mas é mais ou menos 10 %… certo professor? Um abração

 Fernando Lang da Silveira –  O transformador recebe potência da rede e transfere potência para o aparelho que ele alimenta. Entretanto parte da potência de entrada (potência absorvida rede) não aparece como potência de saída (potência transferida para o aparelho alimentado) pois o transformador consome potência elétrica. A evidência disso é o aquecimento do transformador. Entretanto se o transformador estiver bem dimensionado para o uso que dele fazemos, a diferença entre a potência de entrada e de saída é pequena, muitas vezes inferior a 10%.

 Silnara Carlos Sofia – Às vezes é compensador vender os eletrodomésticos, poupar no transporte e comprar um eletrodoméstico novo, com maior eficiência e ainda poupar no transformador. Se calhar o que perde na venda do seu eletrodoméstico é igual ao que vai gastar no transformador. Se for um ou dois eletrodomésticos, vale a pena, mas se tiver muitos pode até valer a pena alterar a cablagem da casa e colocar um transformador maior para um conjunto de tomadas. Fica mais barato comprar um transformador de maior potência do que comprar vários de baixa potência. Existem empresas que fazem o transformador à medida. Basta dar a potência requerida e eles fazem. Esses que se compram de marca são muito caros.

________________________________

Comentário do Prof. Renato Machado de Brito (Escola de Engenharia-UFRGS)

Oi Fernando

Vi a tua resposta e está correta. Quando os aparelhos são de 127V (ou 110 como pensa a maioria) não  tem como fazer sem transformador uma ligação numa tensão de 220V,  mesmo considerando o sistema trifásico, pois 220V já é a tensão fase neutro (a tensão entre fases é de 380V!).

Se fosse o contrário, seria possível, mudar de uma cidade com 220V para outra com 127V, desde que se ligassem os eletrodomésticos entre duas fases, cuidando para manter o aterramento para garantir segurança do usuário(Neutro ligado à carcaça do equipamento).

Para alguns casos quando o eletrodoméstico é resistivo (fornos,  torradeiras, ferros de passar roupa, chuveiro, etc…) pode-se trocar a resistência, pois mecanicamente são iguais, apenas existem resistências para cada uma das tensões que são calculadas para garantir a mesma potência.

Nestes casos a troca da resistência é mais econômica do que comprar um transformador (pois usualmente os eletrodomésticos resistivos são de potência mais alta).

Alguns “engenheiros” mais ousados, mandam fabricar um transformador trifásico 220/127 de potência razoável, por exemplo 10 KVA e criam na residência mesmo uma “subestação rebaixadora” particular, em algum armário ventilado ou em um compartimento externo (pois o bicho pode “roncar um pouquinho”, dependendo da potência que está sendo consumida). A partir desta pequena subestação pode-se refazer as conexões da rede interna da residência, alimentando alguns circuitos com os 127V. Neste caso é bom modificar também as tomadas e flechas para que os equipamentos de 127V não sejam ligados em 220V por descuido.

Estes transformadores mesmo encomendados, não são tão caros como se imagina e podem ser fabricados por inúmeras empresas que fabricam transformadores.

Bom, em linhas gerais acho que, para os leigos, pelo menos o conselho de trocar as resistências dos eletrodomésticos de aquecimento pode ser uma boa recomendação.

Um abraço
Brito

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 58517.


47 comentários em “Dúvidas com relação à voltagem 110 V e 220V

  1. Paulo Coutinho disse:

    Olá professor. Puxei um fio de 16mm de alumínio monofásico (127v) para um transformador de 7000va para alimentar uma motobomba de 220v e 1,5cv. No quadro da bomba fez um sinal mas ela não ligou.. verifiquei a saída em ambos eletrodos do transformador (123v cada).
    Onde está o problema? Por quê não liga?
    Obrigado

  2. Erika da Costa disse:

    Olá, comprei uma máquina de fazer papinha pra bebê fora do Brasil, nas especificações está 120 v, onde moro (Brasília) é 220 v. Porém quando fui verificar a potência em watts, ele tem: heater power: 400w
    Motor power: 150 w
    Minha dúvida é: qual transformador comprar? Precioso somar as duas potências ou considerar a maior?

  3. Ingrid disse:

    Tenho uma geladeira Consul de 127v mudei para um estado que a voltagem é 220v qual transformador devo usar ?

  4. Andrelina disse:

    Comprei um tanquinho 220v e na minha cidade a voltagem é 127v ,posso usar com segurança?

  5. Vera marli disse:

    Moro em local que é de 127 v, e ao morar em outro estado que é de 220 v. como deve ser adaptados para outra voltagem? é possível mudar a voltagem através da saída do poste de alimentação?

  6. Jailson Santos disse:

    Boa tarde! Adquirir uma Máquina de estampar camisetas com Tensão de 220 V e Frequência de 50/60 Hz… Mas meu local de trabalho a tensão é de 127 V… Como e qual Transformador devo comprar para obter a melhor e mais coerente forma de utilização do equipamento?

  7. Moro em cidade q utiliza a voltagem 127v e estou mudando para outra que fornece somente 220v monofásico, portanto sem possibilidade de transformar em Bifásico.
    Qual seria a melhor solução para não ter que trocar TODOS os meus eletrodómesticos.
    Se há alguma solução segura, por favor me ajude.
    Obs.: Li alguma coisa como alterar os interruptores/tomadas para uma única fase… É possível? Aguardo sua resposta via e-mail, se possível.
    Muito obrigada

  8. melissa disse:

    Este site é um dos melhores.

  9. Dean Carlis Da Silva Mendes disse:

    Moro em cidade q utiliza a voltagem 127v e comprei um sitio que fornece somente 220v, portanto sem possibilidade de transformar em 127v.
    Qual seria a melhor solução para não ter que trocar TODOS os meus eletrodómesticos e nas tomadas tenho que retirar alguma das fases para não queimar os meus eletrodomesticos?
    Será que há alguma solução segura? por favor me ajude.
    Abraços,Dim Mendes

  10. RONILDO TRIACCA disse:

    Estou mudando para uma cidade onde a voltagem da rede é 127v mas meus eletrodomésticos são todos 220v. Qual é o melhor transtransformador ou aparelho para ajustar essa voltagem?
    Obrigado

  11. Ricardo disse:

    A etiqueta de voltagem (127 ou 220 v) de eletrodomésticos que não são bivolts é obrigatório ?

  12. jacqueline disse:

    Boa Noite! Tenho uma maquina de costura como motor 110v. Posso comprar um motor 220 v para nao precisar mais transformado? Obrigado

  13. Clair lussani disse:

    Porque o circuito de 110 com 110 da 220V.
    E 220 com 220 da 380 não 440

  14. Cinara Richter disse:

    Boa noite!!!
    Comprei uma máquina usada e pedi 110v mas qndo fui limpar a máquina esta atrás 220v e perguntei p quem me vendeu q teriam q trocar a maquina de tensão 110 e a moça me garantiu q foi trocada a lataria e era 110v q podia ligar tranquilo
    Pois liguei e não aconteceu nada
    Mas mesmo assim estou com medo pq dei de presente p minha neta

  15. Roberto Colletti disse:

    Professor, por que alguns eletrodomésticos de linha branca (geladeiras, até de primeira linha) não são fabricados bivolt? O custo para tornar bivolt varia muito de acordo com a potência ou o fator de potência do equipamento? Obrigado!

  16. Tatiane disse:

    Olá. Sai do RS que é 110 e mudei para SC que é 220. A única coisa que fiquei foi minha máquina lava e seca LG 11kg por ser nova . Trouxe comigo um transformador de 3000va. Como nunca morei em prédio ,conversei com um vizinho que diz se eletricista e mostrei a máquina e o transformador. Não entendi ele ,ele disse que não aconselha usar o transformador que a rede não suportaria ,que teria que somar tomos os eletrodomésticos ,mesmo eu dizendo que usaria somente a máquina e não ligaria mais nada junto ,claro a não ser a geladeira que ficaria funcionando normal ,mas comprei uma 220. Seria somente a máquina de lavar e secar sozinha ,ele usou como questão o lá disjuntores e tipos de fios ,dia ele ser finos o que a construtora usou para o prédio ,diz ele que não pregaria,mas que cairia os disjuntores ou lá na rua. Por favor alguém pode me esclarecer . Por que meu pai usou esse transformador em máquinas de sorvete muito mais potentes de 110 para 220 a anos e segundo ele esse vizinho está equivocado ,pois o transformador irá transformar para uma voltagem mais fraca que é 110. Alguém me ajuda ,tô com pilhas de roupas parada .

    • Fernando Lang disse:

      Se fosse como ele afirma, não poderia haver qualquer máquina de lavar no prédio!
      O que realmente interessa é a potência elétrica da sua máquina que é muito semelhante ou até igual à potência elétrica de máquinas que operam em 220 V. Usa a máquina ligada ao transformador sem problema!

  17. Susan Labão disse:

    Boa tarde. Eu comprei uma máquina importada e na etiqueta há as seguintes informações:
    120V AC, 150W, 60Hz.
    Entendo que será necessário o uso de um transformador. Tenho um autotransformador bivolt 127/220V com potência máxima 1500VA e 1050W e frequência 50/60Hz.
    Posso usá-lo para trabalhar com essa máquina? Desde já agradeço.

  18. Maria Laura Schiefelbein disse:

    Olá. Comprei um aquário com motor 220V. Minha casa é 127V. O motor do aquário tem potência bem baixa, 8W, porem só encontrei transformadores de potência 300W. Liguei o motor e o tranformador está superaquecendo, isso é por conta da diferença de potência dos dois? Pois o vendedor disse que nao haveria problema.

  19. lorena rosa da silva disse:

    Boa tarde:
    Eu preciso comprar um globo de luz giratório , e la está escrito a voltagem 100 – 240 aqui no brasil e´220 eu posso usa lo sem problemas , ou não :
    Por favor me ajude !

  20. Margareth Gomes disse:

    Bom dia! Tenho uma máquina de lavar 220V e uso em Brasília (que convencionalmente possui voltagem 220V). Porém, estou a me mudar para o Rio de Janeiro cuja voltagem é 127V. Pergunto: máquina de lavar funciona bem com transformador para 127V? Há alguma dica? Obrigada!

    • Fernando Lang disse:

      No Rio de Janeiro é possível se ter 220V, bastando para tal utilizar duas fases da rede elétrica. Então esta é uma solução possível.
      Outra solução é utilizar um transformador adequado à potência da máquina de lavar.

  21. Leitor disse:

    Professor, tenho aqui uma ventoinha de computador e ela possui uma etiqueta que diz: 12 V e 0.25 A. Isso significa que ela suporta até 0.25 A de corrente passando por ela, ou que ela precisa de 0.25 A de corrente para functionar?

  22. Gilberto Damante Gouvêa disse:

    Professor, no caso de aparelhos eletroeletrônicos com fonte bi-volt automática, haverá diferença no consumo de energia entre entradas de 127v AC e 220v AC, já que os circuitos internos são projetados para funcionar a 5V CC ou 12V CC. ? Obrigado.

  23. Vitor disse:

    Professor, tenho aqui uma ventoinha de nobreak e ela possui uma etiqueta que diz: 12V e 0.25 A. Eu comprei um que a corrente é 0.45, tem problema eu substituir por uma corrente maior ? Obrigado

  24. RAFAELA FLORES ANDRETTA disse:

    Bom dia professor,

    Tenho uma maquina de lavar lava e seca 127 e o prédio é rede monofasico 220.

    Da pra usar a maquina so trocando a tomada? comprei um transformdor mas a tomada da maquina nao cabe nele. Ja na tomada da parede, que foi trocada, cabe.

    obrigada

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *