Dúvida sobre o peso e centrifugação.
15 de outubro, 2020 às 11:36 | Postado em Forças inerciais, Gravitação, Mecânica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Boa noite,
Estava pensando e tive uma dúvid. Se a terra girasse com uma velocidade angular maior, nos sentiríamos mais leves próximos ao equador? Talvez os oceanos se distribuissem de forma diferente. O quão mais rápido a terra teria que girar pra que eu sentisse uma diferença no peso aparente? Pessoas perto dos pólos seriam afetadas?
Para começar não é o peso aparente mas o próprio peso pois este inclui os efeitos centrífugos em sua definição conforme discutido em Por que PESO não deve ser tomado como sinônimo de FORÇA GRAVITACIONAL?
O efeito centrífugo no equador representa cerca de 3 partes em 1000 do peso pois a aceleração centrípeta no equador é 3,4cm/s2. Ou seja, o peso de um corpo no equador é menor do que nos polos, em parte devido ao efeito centrífugo, em parte devido à distribuição de massa na Terra. Vide Diferença na aceleração da gravidade do polo para o equador.
Se a Terra girasse com maior velocidade angular o peso dos corpos no equador e em todo o planeta seria afetado, exceto nos polos. A situação de imponderabilidade no equador aconteceria se a velocidade angular da Terra fosse cerca de 20 vezes maior do que é de fato. É o que ocorre por exemplo na ISS que se encontra muito próxima da superfície da Terra, descrevendo uma órbita com período de 1,5h. No sistema de referência da ISS os corpos se encontram em imponderabilidade ou microgravidade conforme discutido em Microgravidade é o mesmo que gravidade nula?
Uma mudança na velocidade angular da Terra produziria também uma redistribuição das águas em sua superfície certamente. A forma da Terra é dependente da sua rotação conforme discutido em Achatamento polar da Terra e centrifugação dos oceanos para o equador.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Muito bom. Agora, alguém pode me explicar pq num site da UFRGS alguém escreve e outro alguém deixa assim, CONECÇÃO?
Pelamorrrrrrr….
http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20061/Cesar/SENSORES-Termistor.html
O texto já foi corrigido. Grato pelo alerta!