X

Dúvida sobre a lua cheia

Olá Professor Fernando

Eu gostaria, se possível, que o senhor me esclarecesse uma dúvida que me ocorreu enquanto lendo seu trabalho sobre as “Variações dos Intervalos de Tempo Entre as Fases Principais da Lua” – com sua face voltada para a terra (na lua cheia) totalmente iluminada pelo sol, nos dando a impressão nítida de lua cheia. Seria possível um cálculo sobre esse tempo ou isso seria praticamente impossível em face das variações de distância e grau de inclinação da lua em relação ao eixo imaginário Terra-Lua-Sol?

Gostaria de antecipar agradecimentos e congratulações em relação ao seu trabalho previamente mencionado. Achei extremamente bem feito e exposto.
Muito obrigado!

Comentário do autor da pergunta após a resposta abaixo: 
Professor Fernando,
Muito obrigado pela sua prontidão em sanar minha dúvida.
Tenha uma ótima semana! 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Caro Erick,

Fico contente que apreciaste o meu trabalho sobre “As Variações dos Intervalos de Tempo Entre as Fases Principais da Lua” – http://www.if.ufrgs.br/~lang/.

A lua cheia acontece rigorosamente por um instante apenas. Nota que este momento é fornecido com precisão de minuto nas tabelas de lunação. Entretanto muitas horas antes e depois desse instante a Lua se apresentará quase com o mesmo aspecto do instante em questão. A grosso modo, como transcorrem em média  7,4 dias (o intervalo de tempo que separa uma fase principal da fase principal consecutiva varia entre 6,5 dias e 8,3 dias conforme mostro no artigo) para haver a transição para o quarto minguante (quando então veremos somente a metade do disco lunar iluminado), podes estimar que em um dia em torno do momento da fase principal lua cheia, veremos o disco lunar iluminado em sua maior parte.

O intervalo de tempo que separa uma fase principal da fase principal consecutiva varia entre 6,5 dias e 8,3 dias conforme mostro no artigo  e está representado no gráfico que segue.

fases_tempo

Postagens sobre a lua cheia:

TAMANHO DA SUPER LUA

A LUA CHEIA do dia 25 de DEZEMBRO de 2015

Razão entre o diâmetro da super lua pelo diâmetro da mini lua

A Lua e os bebês

As cores da super Lua

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1343.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *