X

Diversas influências sobre as marés

Os ventos em alguma coisa influenciam as marés oceânicas?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

As marés oceânicas são causadas por diversos fatores além das ações gravitacionais da Lua e do Sol. Os efeitos gravitacionais estão discutidos em diversas postagens do Pergunte ao CREF – Forças de maré –  e em MARÉS, FASES PRINCIPAIS DA LUA E BEBÊS.

Entre os demais fatores destacam-se efeitos da pressão atmosférica. As predições sobre as marés, encontradas por exemplo em Tábuas de Maré – Hidrografia da Marinha do Brasil, são realizadas com base em valores padrão da pressão atmosférica nos respectivos locais. Variações positivas na pressão atmosférica tendem a rebaixar o nível das águas e variações negativas a elevar o nível das águas. O efeito da mudança na pressão atmosférica representa aproximadamente 1cm no nível das águas para cada milibar de variação (a pressão atmosférica normal é cerca de 1013 milibares).

O efeito do vento no nível dos mares e, portanto, nos níveis e tempos das marés, é variável e depende em grande parte da topografia da área. Em geral, pode-se dizer que o vento elevará o nível do mar na direção em que está soprando. Um vento forte soprando para terra irá acumular a água e fará com que o nível do mar fique mais alto do que o previsto, enquanto ventos soprando da terra terão o efeito inverso. Além disso, os ventos que sopram ao longo da costa tendem a formar ondas com grande comprimento de onda que se propagam ao longo da costa, elevando o nível do mar na crista e baixando-o na calha.

Durante tempestades, efeitos combinados dos ventos com as variações da pressão atmosférica, causam mudanças maiores no nível das águas.

“Docendo discimus,” (Sêneca)

 


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *