Dilatação da água na fase sólida
8 de setembro, 2016 às 11:08 | Postado em Estrutura da matéria, Mudanças de estado da matéria, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor, a água só aumenta de volume de 4 °C a 0 °C, certo? Penso que se continuarmos resfriando a água para valores negativos na escala celsius, sua densidade passará a aumentar (pois fora do intervalo de 4 a 0 °C, ela se comporta como a maioria das substâncias) até que teremos gelo com densidade maior que a água líquida. Isso significa que em regiões muito frias podemos ter gelo no fundo de rios ou oceanos? É necessária uma temperatura muito muito baixa para o gelo ficar mais denso que a água líquida?
O gelo de fato diminui de volume e aumenta de densidade quando a temperatura baixa. Quando a água congela, cristaliza, é bem sabido que o seu volume aumenta e a sua densidade diminui de cerca de 1000 kg/m3 para 916 kg/m3. Este comportamento também não é usual para a maioria das substâncias conforme está em
A informação de que o gelo flutua em água líquida permite concluir como a temperatura de fusão do gelo varia com a pressão exercida?
Com o abaixamento da temperatura a densidade cresce e a -100oC atinge 926 kg/m3. Ou seja, mesmo que a temperatura ambiente atingisse a temperatura de -100oC, a densidade do gelo ficaria abaixo da densidade da água líquida. Finalmente cabe notar que a densidade do gelo não varia de maneira “bem comportada” como se pode ver no gráfico abaixo.
Outra postagem sobre os comportamentos anômalos da água: Propriedades da água
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1427.