Dependência do período de um pêndulo com a amplitude
16 de abril, 2019 às 12:08 | Postado em Mecânica, Oscilações
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Ola, Lang!
Estava realizando o experimento do pêndulo para pequenas oscilações e me veio o questionamento de colocá-lo com um ângulo de 90° com a vertical. Notei que o período do movimento aumentou. Gostaria de saber o porquê dessa variação do período com amplitudes grandes. Desde já, obrigado.
A condição dinâmica para que um oscilador execute Movimento Harmônico Simples, tendo período de oscilação independente da amplitude de oscilação, é que a resultante dos torques (ou das forças) exercidos no oscilador tenha intensidade diretamente proporcional ao deslocamento angular (ou linear) em relação à posição de mínima energia potencial.
No caso específico de um pêndulo (figura 1) a resultante dos torques possui intensidade diretamente proporcional ao seno do deslocamento angular em relação a posição de mínima energia potencial gravitacional e, portanto, rigorosamente o período é dependente da amplitude.
Para pequenas amplitudes, isto é Θ ≈ 0 rad, vale que senΘ ≈ Θ. Nestas condições o pêndulo executa MHS e o seu período é independente da amplitude.
Quando se compara o período das oscilações de um pêndulo em pequenas amplitudes com amplitude grande (no caso específico com amplitude de 90° ou π/2 rad) o período para esta grande amplitude é cerca de 18% maior do que o período para pequenas amplitudes conforme discutido em Aproximação para a expressão do período de um pêndulo em pequenas amplitudes. Quais são os limites de validade da aproximação?
Vide também o artigo ESTUDO_EMPÍRICO_DA_RELACAO_ENTRE_O_PERÍODO_E_A_AMPLITUDE_DE_UM_PÊNDULO.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Para quem quiser dar mais um passo e assitir o exemplo citado (além de outros) no contexto de equações diferenciais, recomendo o vídeo (com ótimas animações, como sempre) do 3Blue1Brown:
https://youtu.be/p_di4Zn4wz4
Se o leitor já conhece cálculo (derivadas e integrais básicas), então vale a pena dar uma olhada no meu artigo sobre uma melhor aproximação para o período do pêndulo simples:
https://aapt.scitation.org/doi/10.1119/1.2215616
https://pdfs.semanticscholar.org/6d46/c0a0f1c11d1b3957e7ca0cdc5789cddcf170.pdf