Curvatura da Terra observada de um avião?
1 de janeiro, 2020 às 20:56 | Postado em Forma da Terra, Gravitação, Mítica Terra Plana
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Como um piloto de uma aeronave pode ver a curvatura da Terra?
Mesmo quando a aeronave não se encontra em altitude suficiente para que visualmente se perceba o horizonte encurvado há outras formas em que a curvatura é evidenciada ao piloto.
O horizonte sempre se encontra abaixo da horizontal do observador e esta “queda” do horizonte é tanto maior quanto maior é a altitude de observação. Ou seja, conforme a observação do horizonte se dê em altitudes crescentes, além de aumentar a distância do observador ao horizonte (vide as postagens Horizonte1, Horizonte 2 e Horizonte 3), o horizonte também desce conforme discutido em “Queda” do horizonte. Tanto a distância D ao horizonte, quanto o ângulo “queda” β do horizonte estão indicados na figura 1 que obviamente está fora de escala.
As aeronaves possuem um dispositivo capaz de indicar para o piloto qual é o horizonte do piloto, o chamado horizonte artificial. Quando um piloto compara o seu horizonte visual com o horizonte artificial fornecido pelo equipamento, pode perceber a discrepância entre eles, que aumenta conforme a altitude de voo cresce.
A partir de 1min30s no vídeo de Wolfie6020 ( More evidence the Horizon does not remain at eye level as you gain altitude) fica explícito que o horizonte visual do piloto está abaixo do seu horizonte artificial, evidenciando desse forma a curvatura da Terra.
A “queda” do horizonte para observações em baixa altitude é de difícil reconhecimento pois se situa em valores inferiores a 1° para altitudes inferiores a 1000 m conforme se depreende da figura 3.
Pequenas “quedas” do horizonte podem ser medidas com instrumentos ópticos conforme demonstrado em um vídeo do canal Vector. Na figura 4 observa-se o horizonte do observador HO, determinado com auxílio de uma luneta com reticulado nivelada, acima do horizonte visual HV determinado pela linha de separação entre o mar e o céu. O experimento foi feito em uma altitude de 35 m sobre o nível do mar e portanto o ângulo de “queda” do horizonte é apenas cerca de 0,2° em acordo com a equação apresentada na figura 1.
Conclusão: mesmo quando o piloto não percebe um horizonte encurvado, a curvatura fica evidente tanto na distância em que o horizonte se apresenta para ele, quanto na “queda” do horizonte. Quanto mais alto o avião voa tanto mais longe aparece a linha do horizonte e tanto maior é a “queda” do horizonte em relação à horizontal do piloto.
Adicionado em 14/04/2020: Como ver a curvatura da Terra.
Adicionado em 25/09/2020: A linha do horizonte é curva?
Adicionado em 14/02/2021: Experimento caída del horizonte con la Nikon P1000 (Christian Avalos)
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Eu entendi tudo. Muito boa explicação. Somente não entendo como um ser pensante acredite que mora sobre uma pizza com centro e borda gelada. 🙂
Realmente, faz sentido a queda do horizonte.
Lang, mas você fez o argumento usando um globo. Ou seja, sua premissa e cálculos se basiam que é um globo e que temos curvatura. Mas como o próprio Neyl Desgrace afirma, não há curvatura visível, pois teríamos de ir muito longe para enxergar. Oras, se no balão em 40 KM de altitude você observa o avião indo reto, pois a curvatura é feita pela GO PRO, como pode calcular e afirmar usando um globo? É só crença. O próprio Erastóstenes já foi na idéia que era um globo. Se a premissa é um globo, óbvio que você vai achar curvatura, mesmo imaginária.
O choro é livre! 🙂
Para começar, o “horizonte artificial” não foi eu que inventei. Bem que gostaria ter sido o inventor desse artefato genial.
Aliás, algum terra-chato, em qualquer lugar do globo, já inventou um artefato tecnológico nos últimos 500 anos? 😉
Terraplanismo somente existe entre apedeutas e espertos que os exploram. Ou tu saberias me indicar alguma organização científica, em qualquer lugar do globo, que dê respaldo à ideia de vivemos sobre uma pizza embaixo de um penico emborcado? 🙂
Quanto a Eratóstenes (aproveita e aprende a escrever corretamente seu nome), de fato ele não tinha dúvidas sobre a Terra ser esférica (como qualquer pessoa instruída da época!). O seu objetivo era a determinação da circunferência e do raio da Terra com discutido em como Eratóstenes mediu …. Ele não queria provar a óbvia curvatura pois essa tinha muitas evidências anteriores ao trabalho do bibliotecário de Alexandria.
Agora, se queres continuar esta divertida discussão, responde:
1 – Como se explica na MITOLOGIA TP a “queda do horizonte“?
2 – O desafio posto em: Explicando o desafio aos terraplanistas.
OBSERVAÇÃO: a quantidade de bobagens que afirmaste já passou dos limites. Por exemplo a afirmação “se no balão em 40 KM de altitude você observa o avião indo reto” é um absurdo pois não há aviões que alcançam 40km de altitude.
E ainda tem gente que teima em dizer que a terra é plana. Existem muitas observações simples, que mostram o contrário.
O horizonte artificial serve para, o piloto ver a atitude do avião, quando ele se encontra em condições visuais abaixo dos mínimos. Ele só mostra o ângulo de ataque e a inclinação das asas.
“Ele só mostra o ângulo de ataque e a inclinação das asas”. E esses ângulos são medidos em relação à horizontal indicada pelo horizonte artificial!
No vídeo indicado na postagem o horizonte visual do piloto difere de maneira importante do horizonte artificial tornando evidente a “queda do horizonte”.