Corrente de partida do motor cc
17 de abril, 2012 às 17:15 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Olá Professor Lang, boa noite!
Me chamo Gaspar, moro em Jundiaí-SP, sou técnico em eletrônica, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, porém NUNCA ATUEI na área elétrica, e atualmente trabalho como engenheiro de segurança do trabalho.
Descobri o contato do senhor através de uma busca a respeito de partidas de motor CC pelo google, neste link do yahoo: http://br.answers.yahoo.com/question/Estou com um problema e eu gostaria, se possível que me arrumasse uma solução, visto que você parece ser um grande mestre no assunto:
Comprei uma fonte de 12V até 15A (180W) exclusivamente para ligar um daqueles aspiradores portáteis que se utiliza no acendedor de cigarros do carro. este modelo aqui: http://www.jacotei.com.br/aspirador-portatil -air-plus-schulz.html
As características dele são: 12V, 6A e 70W, porém acontece que toda a vez que tento ligar ele a fonte, que tem uma proteção contra sobre-cargas atua e desliga automaticamente, inicialmente eu imaginei que fosse algum defeito no aspirador, porém, testei ele no acendedor de cigarros do carro e funcionou normal, depois disso liguei diversos outros aparelhos na fonte, e o funcionamento dos outros aparelhos também foram normais.
Então, cheguei a conclusão de que a corrente de partida deste aspirador passa os 15A máximos da fonte, visto que a resistência da armadura é muito baixa, portanto entendo que eu necessito fazer algum tipo de partida para este aspirador, estou correto? Talvez um potenciometro? Um banco de capacitores? Como posso solucionar este meu problema?
Agradeço desde já a atenção e a ajuda para solucionar o meu problema com o pequeno aspirador.
Caro Gaspar,
Possivelmente a corrente de partida do motor excede a capacidade da tua fonte, desligando-a. Motores CC tendem a ter corrente de partida muito maior do que a corrente de operação efetiva. Tal não é problema para uma bateria de automóvel que dá centenas de amperes em curto circuito. Imagina a corrente de partida do motor de arranque do automóvel!!
A solução mais simples e menos onerosa é de fato um reostato capaz de operar com correntes altas. Uma resistência em série com o motor limitará a corrente, entretanto ela deverá depois ser diminuída ou até suprimida quando o motor já gira.
Abraços
Fernando
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Comentário do Gaspar após a resposta acima:
Olá professor Lang, boa noite!
Primeiramente eu queria me desculpar pela demora da resposta sobre sua sugestão!
E em segundo lugar, eu gostaria de te agradecer, pois funcionou, utilizei um potenciômetro de 0 a 30ohms, utilizado em iluminação de ambientes e agora consigo ligar o meu aspirador sem a proteção da fonte atuar!!!
Agora, como complemento irei instalar um relé temporizado para que após uns 10 segundos ele atuar e “desligar” o potenciômetro do circuito!!!
Muito obrigado pela dica!!!!!!!!!!
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Ótima solução. Era assim que funcionavam os bondes elétricos. Aquela manivela que o motorneiro fazia girar nada mais era do que uma chave comutadora de enormes resistores em série com os motores. Ao arrancar um resistor bem elevado era posto em série com o motor e, posteriormente, resistores menores que iam permitindo maior velocidade…