Corpos passam sem sofrer o poder gravitacional do Sol?
24 de maio, 2021 às 12:42 | Postado em Astronomia, Gravitação
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Se a gravidade se estende indefinidamente para longe do Sol conforme a postagem Até aonde a gravidade do Sol alcança? Então por que alguns objetos ou corpos celestes não ficam preso na orbita do Sol ,simplesmente passam como se não sofressem esse poder gravitacional, como aconteceu com o Bennus e o Oumuamua?
Conforme discutido em Gravitação e órbitas a Mecânica de Newton permite demonstrar a existência de dois tipos de órbitas quando um corpo está sob ação de um força que varia com o inverso do quadrado da distância entre ele e o corpo atrator: órbitas fechadas e órbitas abertas.
As órbitas fechadas são elípticas e, como caso particular de elipses, circunferenciais. As órbitas abertas são parabólicas ou hiperbólicas. Vide a demonstração em Órbitas.
É impossível um corpo passar pelas proximidades do sistema solar sem “sofrer o poder gravitacional do Sol“. Entretanto, conforme notado no parágrafo anterior pode um corpo não ficar “ligado” ao Sol; os corpos “ligados” ao Sol são aqueles que descrevem órbitas fechadas, órbitas elípticas. Os corpos “não ligados” estão em órbitas abertas, ou sejam, passam uma só vez pelo sistema solar.
Bennu, asteroide descoberto em 1999, está em uma órbita elíptica em torno do Sol com período de 436,65 dias e há possibilidade de colisão com a Terra. Em 2060 sua passagem por perto da Terra se dará a cerca de duas vezes a distância Terra-Lua.
Oumuamua, asteroide descoberto em 2017, é um objeto interestelar pois não se encontra “ligado” a qualquer estrela. A sua trajetória em relação ao Sol é aberta, hiperbólica, e portanto somente passa uma vez pelo sistema solar. Conforme está representado na Figura 1 Oumuamua está sob o “poder gravitacional do Sol” que encurva sua trajetória alterando sua velocidade.
Um caso histórico de órbita aberta está discutido em Sobre os cometas na época de Newton.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Boa matéria! Não sabia da existência de dois tipos de órbitas: fechadas e abertas.