Condicionador de ar resseca o ambiente quando usado para aquecer?
16 de junho, 2015 às 11:34 | Postado em Gás e vapor, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Sei que o ar condicionado ligado no frio seca o ar. Minha dúvida é se o mesmo acontece quando o ar condicionado está ligado no quente. Grato!
Como quem pergunta é de Porto Alegre inicialmente é relevante dizer que os aparelhos condicionadores de ar vendidos no RS e em alguns outros estados ao sul do Brasil possuem a possibilidade de serem usados como bomba de calor para aquecer o ambiente de maneira mais econômica do que com estufas elétricas. Vide Potência de refrigeração versus potência elétrica do condicionador de ar e Potência do condicionador de ar?
Aqui no sul o uso do condicionador de ar como aquecedor do ambiente acentua um efeito facilmente perceptível nas vidraças das janelas no inverno, diminuindo a umidade relativa do ambiente: o embaçamento da vidraça.
Quando em um ambiente houver “paredes frias”, isto é, superfícies que se encontram em temperaturas inferiores a do restante do ambiente, nestas superfícies passa acontecer condensação da umidade do ar ambiente. Tal fato é conhecido como “Principio de Watt” ou “Princípio das paredes frias”. O efeito é tanto mais importante quanto mais baixa estiver a temperatura da “parede fria” em relação ao restante do ambiente.
Quando aquecemos o ambiente interno a uma sala no inverno, seja por um condicionador de ar ou outro meio, o “Princípio de Watt” determina a condensação, por exemplo, nas vidraças da sala que encontram em temperaturas bem mais baixas que do ambiente. No verão o ressecamento ocorre no próprio aparelho pois ali existe uma “parede fria” que refrigera o ar, ocasionando a condensação da umidade que está no ar.
Este é portanto um processo importante através do qual o ar no interior da sala baixa sua umidade relativa e absoluta.
Postagens relacionadas a esta:
Umidade relativa: o que é e como se determina?
Desembaçando o vidro com ar frio
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 853.
Não vai responder a pergunta ❓ o ar quente baixa ou não a umidade?
A resposta foi dada. Esforça-te um pouco e certamente entenderás. ?
O problema é que a umidade, condensada nas paredes e vidraças, normalmente continua dentro do ambiente. Acredito que o melhor é aquecer o ambiente e mudar para o frio no aparelho para que ele expulse a umidade do interior…
Certamente a melhor opção para baixar a umidade é levar a água condensada para fora do ambiente como se faz ao esvaziar o reservatório de um desumidificador.