Como os cientistas, astronautas, conseguem fazer aquelas câmaras antigravidade?

Alguém sabe algum conceito físico que permite eles fazerem aquilo, ou coisa do gênero. Como fazer uma câmara na qual o astronauta ou qualquer outro flutua?

Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AnROJ5KYnsd3UG2oFPzFck3J6gt.;_ylv=3?qid=20090203080546AAVVsL7

Em sistemas de referência acelerados exatamente com a aceleração gravitacional local tudo se passará como se “o campo gravitacional sobre o sistema tivesse sido desligado”. Ou seja, nesse sistema acelerado tudo se passa como se a gravidade não existisse.

Os laboratórios de microgravidade (não cabe aqui entrar na discussão do porque se falar em microgravidade e não gravidade zero) podem ser aviões que voam em trajetórias parabólicas tais que a aceleração do avião seja exatamente a aceleração gravitacional local. Na trajetória parabólica de um avião o tempo de “ausência de gravidade” é curto, não excedendo mais do que dezenas de segundos.

A microgravidade também ocorre de forma permanente nos satélites em órbita em torno da Terra, como por exemplo a Estação Espacial Internacional. Ela está em uma órbita baixa, a cerca de 400 km acima da superfície da Terra e, portanto, a aceleração gravitacional ali é cerca de 8,7 m/s2. Apesar de haver um campo gravitacional quase tão intenso quanto na superfície da Terra, tudo se passa como se a gravidade não existisse no interior da Estação pois a Estação e todos os objetos que ela contém estão acelerados para baixo a 8,7 m/s2 em relação à Terra.

Vide também:

MICROGRAVIDADE: Forças de maré na Estação Espacial Internacional?

Imponderabilidade no filme GRAVIDADE: até quando é possível?

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1920.