Como criar um campo antigravitacional?

Eu preciso saber se existe algum meio de fazer um campo antigravitacional com mais ou menos um metro de largura e se existe alguma limitação de peso para ele levitar.

Pergunta oronalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/question/

Comentário de quem perguntou após a resposta abaixo: É sobre este anel de Thomson eu estou fazendo igual só que se chama lifter.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira

Não é possível, no estado atual do conhecimento científico, criar um campo antigravitacional. Não estou afirmando que tal não seja possível por limitações tecnológicas; a razão é mais profunda e tem a ver com as teorias que hoje dispomos sobre campos.

O que é possível é anular o efeito do campo gravitacional (a força gravitacional) sobre algum objeto com outra força. Isto de fato acontece sempre que, por exemplo, um corpo esteja em repouso perto da Terra. O corpo não cai pois a força gravitacional que o puxa para baixo está sendo equilibrada por outra força; assim, um corpo em repouso sobre a mesa, está sofrendo por parte de mesa uma força de contato (a chamada força normal) que equilibra o seu peso.

Um corpo que flutua na água tem o seu peso equilibrado por uma força de contato com água (o chamado empuxo de Arquimedes). É ainda possível, às vezes, equilibrar o peso de um objeto com uma força que não depende de contato.

Um exemplo interessante e instigante de tal ocorrência é a “levitação eletromagnética” em corrente alternada do “anel de Thomson” (Elihu Thomson foi um engenheiro inglês), discutido teoricamente no nosso artigo disponível no ResearchGate.

Outras questões relacionadas a esta:

Como acontece a levitação magnética em corrente alternada?

Como os cientistas, astronautas, conseguem fazer aquelas câmaras antigravidade?

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 5168.

Um comentário em “Como criar um campo antigravitacional?

1. Felipe Antônio Martinez disse:

A matéria sobre Antigravidade publicada é muito relevante para mim. Sempre estou ligado em assuntos relacionados à Mecânica Quântica e Relatividade Geral.