Como calcular o campo magnético a dada distância do imã?
2 de fevereiro, 2013 às 10:47 | Postado em Eletromagnetismo, Magnetismo
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/A que distância um sensor deve ser colocado de um imã de 100 gauss para medir a grandeza de 12 gauss?
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/
A indução magnética (campo magnético) produzida por um ímã em forma de barra decai rapidamente com a distância às suas faces magnetizadas. A evidência disto é que quando aproximamos, por exemplo, dois super ímãs de neodímio cilíndricos de modo a se atraírem, verificamos uma força importante entre eles quando a distância entre eles é da ordem do raio dos próprios ímãs.
A uma distância da face de ímãs cilíndricos igual a dois raios (na figura r é o raio da face do ímã) da face a indução magnética é igual ou inferior a 10% da indução magnética na face conforme demonstramos em “A frenagem eletromagnética de um ímã que cai”.
Portanto, a resposta aproximada à tua questão, supondo que o ímã tenha a geometria especificada acima, é um pouco menor do que dois raios da face do ímã.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 5403.
Eu gostaria de saber se é possível aumenta a força de repulsão de dois imãs e como isso é feito na industria ?
A força de interação entre ímãs depende da geometria dos ímãs, da posição de um em relação ao outro e da intensidade da magnetização do material.