Combustão no espaço interplanetário
24 de setembro, 2013 às 8:36 | Postado em Astronomia, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/É possível haver combustão exotérmica no espaço?
Pode haver combustão no espaço interplanetário se o combustível e o comburente estiverem lá presentes. Os motores dos foguetes funcionam no espaço interplanetário queimando, por exemplo hidrogênio, reagindo o hidrogênio com o oxigênio. Ambas as substâncias são levadas pelo foguete em tanques separados e combinadas quando se quer produzir a combustão. Vide Propulsão de foguetes no espaço: como é possível o empuxo se não existe atmosfera?
Se houver apenas o combustível, por exemplo gasolina, a combustão no espaço interplanetário não se dará pois lá não existe o oxigênio necessário para produzi-la.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
____________________________________________
Comentário no Facebook
Paulo Ricardo Kanzler – Mas, e no caso de uma granada de mão? Explodiria?
Fernando Lang da Silveira – Sim pois os explosivos NÃO dependem de existir ou não ar. Eles explodem por exemplo em recipientes herméticos (como é o caso de uma granada) ou embaixo d’água.
Fernando Lang da Silveira – Os explosivos já contem tudo o que é necessário à reação química! Vide por exemplo a reação química da pólvora negra na Wikipedia:
Fernando Lang da Silveira – Todos os reagentes estão presentes na pólvora, no TNT, … Há necessidade apenas de uma pequena quantidade de energia para deflagrar a reação violenta, a explosão. A reação química do TNT é: 2 C7H5N3O6 → 3 N2 + 5 H2O + 7 CO + 7 C
Alexandre C Tort – No caso da combustão no espaço, lembro de fotos mostrando os caminhões-tanques de LOX (liquid oxygen) ao redor dos foguetes Saturno V da NASA.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 837.