X

Combinando pilhas carregadas com descarregadas!

Bom dia.

Gostaria de saber se num aparelho que usa um conjunto de pilhas, ao usar ao mesmo tempo algumas pilhas com carga e outras descarregadas, as pilhas ruins descarregam as boas.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Se associares pilhas “novas”, carregadas (com capacidade próxima da máxima) com “velhas” na alimentação de algum aparelho, o desempenho do aparelho será prejudicado. Se o aparelho demandar uma potência semelhante à potência máxima que um conjunto de pilhas “novas” pode produzir, o aparelho possivelmente nem funcionará. O desgaste de uma pilha determina que sua resistência interna cresça, além de acontecer um declínio em sua “voltagem” (força eletromotriz).

Vou exemplificar com um teste que acabei de realizar. Ao testar a força eletromotriz de uma pilha “velha” encontrei 1,4V (valor próximo da fem nominal que é 1,5V). Mas a sua resistência interna resultou em cerca de 35ohms pois em curto circuito apresentou uma corrente com intensidade de 0,04ampères. Uma pilha “nova” do mesmo tipo apresenta resistência interna inferior a 0,1ohms (vide tabela 1 de Associação de pilhas).

Se esta pilha “velha” fosse utilizada na associação em série de quatro pilhas em uma lanterna ela sequer acenderia.

A razão para se desaconselhar a utilização de pilhas “novas” com “velhas” não se deve a possibilidade de que as “velhas” descarreguem as “novas”. Mesmo que o aparelho funcione durante algum tempo, ainda que com baixo desempenho, quando ele parar haverá na associação pilhas que ainda estão “boas”. O aconselhável sempre é a substituição de todo o conjunto de pilhas pois além de o equipamento funcionar adequadamente por um tempo maior, todas as pilhas estarão sendo aproveitadas integralmente em suas capacidades.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Um comentário em “Combinando pilhas carregadas com descarregadas!

  1. Carlos Lima disse:

    Histórias da faculdade…
    Eu tive um professor de MecFlu que não permitia calculadoras alfa numéricas nas provas, um dia em uma prova ele permitiu, fui felizão com minha HP48…( sempre deixava pilhas misturadas)… na hora da prova, claro que ela simplesmente não funcionou!… desse dia em diante troco o conjunto todo!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *