CO2 dos refrigerantes: qual é a pressão?
16 de junho, 2017 às 11:56 | Postado em Estática de Fluidos, Gás e vapor, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Olá, acabo de ler sobre o Gás CO2 dos refrigerantes na páginas de perguntas – Perda de gás no refrigerante, da pressão e o manter ele dissolvido no liquido. Bom minha dúvida é quanto se tem de pressão interna em média, e se a mesma varia de acordo a temperatura ambiente? Obrigado
A quantidade de gás carbônico dissolvido em refrigerantes é diferente dependendo da marca do refrigerante e está associado com o sabor que o fabricante pretende dar ao seu produto. A forma de dissolver mais gás em líquido é por aumentar a pressão do gás em contato com o liquido. Vide a discussão relacionada com a dissolução de gases no sangue de merguladores em Pressão no mergulho.
É fácil se perceber que a pressão dentro da embalagem (lata ou garrafa) depende da temperatura pois quando abrimos uma dessas embalagens refrigerada, escapa menos gás do que quando a abrimos na temperatura ambiente. Se a embalagem é transparente é possível perceber a formação de grande quantidade de bolhas e formação de espuma quando é aberta na temperatura ambiente. A solubilidade do gás carbônico no líquido diminui quando a temperatura aumenta.
A pressão manométrica média em refrigerantes na temperatura de 4 graus célsius é cerca de 1,2 atm e a 20 graus célsius é cerca de 2,5 atm.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 810.
por favor se possível um retorno da minha pergunta .
Por que deve-se eliminar o CO2 do refrigerante previamente as medidas.
Não sei a que medidas te referes.
Ola bom dia, trabalho em uma industria de refrigerantes e estou tendo problemas com a carbonataçao em meu tanque de mistura, o que devo fazer para melhorar esta situaçao.?
Infelizmente não temos como lhe ajudar. Sugiro contatar um químico.
Olá Agnaldo, conseguiu resolver o problema de carbonatação? Qualquer coisa me avisa, se puder te ajudar será um prazer (candido-ramos@outlook.com)
Quando fechamos a garrafa de refrigerante após ter aberto uma vez, o gás carbônico começa a ocupar aquele espaço dentro da garrafa e depois de um tempo a pressão dentro da garrafa se estabiliza. A minha dúvida é: Como a pressão impede a liberação de mais carbônico do liquido na atmosfera interna? O aumento de pressão não deveria facilitar a reação química?
A dissolução de gás carbônico em água é realizada por pressurizar este gás em contado com a água. Desta forma o diminuição da pressão parcial de gás carbônico resulta na liberação do gás dissolvido.