Cavitação: quando acontece?
9 de dezembro, 2019 às 11:22 | Postado em Gás e vapor, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Boa tarde Professor,
Gostaria de saber o que é realmente a cavitação? Em alguns livros explixam que cavitão é a ebulição que acontece na água ao entrar na bomba quando a pressão do vapor reduzir abaixo da pressão de vapor, em outros livros vem que a cavitação acontece quando a pressão ( que não vem especificado que pressão) cai abaixo da pressão de saturação da água. Queria uma explicação clara. obrigado
A cavitação, a formação de bolhas de vapor dentro da fase líquida a temperatura constante, ocorre quando a pressão total naquela região é menor ou igual à pressão de vapor saturado da substância. Vide mais em Cavitação e dinâmica das bolhas.
As regiões esbranquiçadas dentro da água na figura 1 identificam a formação de bolhas ou “vazios” decorrentes da cavitação produzida pela hélice. Bombas hidráulicas, propulsores e diversos outros dispositivos que operam com líquidos podem produzir cavitação.
Quando as bolhas dentro das quais a pressão é muito pequena forem submetidas à pressão normal, as bolhas implodem e são produzidas ondas de choque que podem danificar até os metais utilizados na construção do sistema que cria as condições para a cavitação. Para exemplificar imaginemos que a cavitação em água aconteça à 20°C; então a pressão na região de cavitação é igual ou inferior à pressão de vapor saturado da água nesta temperatura, 23 milibar, conforme o gráfico da figura 2 informa.
Usualmente a pressão normal é da ordem de 1bar ou mais. Então o colapso das bolhas é energético o suficiente para a formação das ondas de choque que, se propagando no líquido, são capazes de danificar estruturas sólidas quando as atingem.
“Docendo discimus” (Sêneca)
Muito obrigado.
Professor aproveitando a ocasião, queria saber, qual é a importância da temperatura de bulbo húmido para o resfriamento evaporativo ou adiabatico da água?
É a temperatura mínima possível de ser atingida por um sistema no qual a água é utilizada estando inicialmente na temperatura ambiente. Por exemplo é a temperatura mínima que poderia ser conseguida por um ventilador borrifador de água como o da postagem Ventilador borrifador.
Muito obrigado o senhor é o máximo.
Abraço
uma bomba hidrodinâmica pode sofrer cavitação por redução da quantidade de produto que chega em sua sucção (Obstrução de um duto) e também por alta demanda (valor maior de produto consumido, do que a bomba consegue fornecer para a rede)?
Se sim, qual o mecanismo que atua nesses casos? Inserção de ar no sistema, ou a bomba faz com que o liquido forme vapor por redução da pressão parcial conforme explicado acima?
A cavitação sempre decorre da redução na pressão parcial de vapor de água no interior da massa líquida.