Carros e raios: a carga fica acumulada após o raio?
5 de abril, 2015 às 17:04 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade, Eletrostática
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Olá professor Lang, se um carro for atingido por um raio, e supormos que ninguém nem nada chegará perto dele, as cargas ficarão nele pra sempre? Essa pergunta até eu mesma estou achando boba, mas me surgiu essa dúvida se algum evento, mesmo sem encostar nada nele, poderia eventualmente o descarregar. Obrigada
A pergunta denota uma concepção muito comum entretanto equivocada sobre raios. Possivelmente nesta concepção a carga cai através do ar, atingindo o carro. Esta ideia lembra a de Zeus disparando seus raios contra os mortais a serem punidos.
ANTES de ocorrer um raio encontram-se excedentes de carga tanto no automóvel que será atingido pelo raio, quanto na atmosfera acima do automóvel. Ou seja, ANTES da descarga há energia eletrostática armazenada no grande “capacitor” do qual o automóvel é apenas uma parte.
Quando ocorre um raio a energia eletrostática diminui drasticamente, se transformando em outras formas de energia, principalmente dentro do canal ionizado que se estabelece através do ar. Ou seja, APÓS a descarga grande parte dos excedentes de carga existentes ANTES de se manifestar o raio DESAPARECEM, são neutralizados.
Esta questão tem muito em comum com outra questão do CREF que vale ser lida: Raios no mar: pode a eletricidade chegar na praia?
Outras questões sobre raios:
Um mito sobre a captação da energia de raios
O que aconteceria exatamente em termos de ferimentos a alguém que fosse atingido por um raio?
Um raio não cai duas vezes em um mesmo lugar. Isto tem algum fundamento científico?
Experiência terrível com um raio!
Quando um raio cai e atinge uma pessoa ou animal as cinzas das mesmas permanecem em pé?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1147.
Um carro com janelas ou portas abertas também proteje de um raio?
Sim. As janelas de vidro em nada protegem. A proteção é dada pela parte metálica do automóvel.