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Carro com pneus murchos no deserto: como fica a resistência ao rolamento?

Olá!
Vendo uma reportagem, um instrutor antes de entrar com o carro no deserto, esvaziou um pouco os pneus. Isto não aumenta a resistência ao rolamento? Se a força de atrito independe da área de contato, qual a razão para tal procedimento?
Um Abraço!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A resistência ao rolamento depende das deformações do pneu e da pista de rolamento.

No caso de rolamento sobre pista de asfalto, concreto ou outro material duro a resistência ao rolamento (que NÃO deve ser confundida com o atrito entre a roda e a pista) deve-se primordialmente às deformações do próprio pneu, já a que a pista pode ser considerada indeformável. A resistência ao rolamento decorre de que a força normal à pista tem reta de ação não coincidente com o eixo da roda conforme representado na figura abaixo. Na figura observam-se as força exercidaa na roda da frente de uma bicicleta que trafega que trafega com velocidade constante conforme A Física dos Pneumáticos.

pneu

No caso de um pneu rolando em pista de areia ou barro a resistência ao rolamento se deve principalmente às deformações da pista. É notória a necessidade de um aumento importante do torque e da potência motora nas rodas de tração quando um veículo transita sobre areia ou barro quando comprados ao trânsito com igual velocidade em pista dura.

O fato de se murchar os pneus, conforme o observado no caso do veículo que transitará no deserto, pode ser uma prevenção ao aumento de pressão que ocorrerá pelo aqueciemento dos pneus. Também se usa este expediente  de baixar a pressão para que as forças exercidas pelas rodas contra a areia se distribuam sobre uma área maior, ocasionando uma pressão na areia menor e, consequentemente, diminuindo o afundamento das rodas na areia. Eu mesmo já utilizei deste expediente para transitar em terreno arenoso no litoral do RS há muitos anos atrás.

Acho que o mais provável que tenhas visto no vídeo encaixe no primeiro caso. Se assim for a perda de pressão inicial será posteiormente recuperada pelo aquecimento dos pneus. Entretanto, caso o trânsito se dê na areia, este aumento da resistência ao rolamento devido ao abaixamento da pressão no pneu é pequeno frente à resistência ao rolamento devida às deformações da areia. No segundo caso, se o expediente determinar que o veículo não atole, ele também poderá implicar até em redução da resistência TOTAL de rolamento, mesmo aumentando a parcela da resistência que depende do próprio pneu, pois sendo menor afundamento dos pneus na areia, menor será a resistência ao rolamento devido às deformações na areia.

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