Bússola se reorienta próxima de um condutor com corrente alternada?
9 de outubro, 2015 às 14:08 | Postado em Eletromagnetismo, Magnetismo
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Boa tarde caro professor, se puder me tira uma dúvida? seria possível uma bússola sofrer deflexão sobre um fio com corrente alternada? Um aluno que fez técnico em eletricidade disse que sim, inclusive em redes de alta tensão esse seria o motivo pra não se poder cruzar fios. Eu não entendi pois para mim o fio de corrente alternada gerariam campos que se auto anulariam. A afirmação do aluno faz sentido? Grande abraço e obrigado pela atenção. Fabrízio
Fernando Lang – Não entendi o que o cruzamento dos cabos tem a ver com o assunto mas a resposta é positiva. Mas vê se descobres o que é o “cruzar os fios”.
O campo de um condutor com corrente alternada (ca) tem média, ao longo de um ciclo corrente, nula. A cada instante há campo. Existe portanto um campo oscilante próximo a um condutor com ca.
Este campo produz, sobre a agulha magnética, um momento de dipolo magnético induzido oscilante, isto é, uma magnetização do material ferromagnético da bússola que muda constantemente. É notório que pedaços de ferro próximos a dispositivos que produzem muito intensos campos magnéticos oscilantes (por exemplo próximos a bobinas ca com núcleo de ferro) chegam a ser atraídos. O caso bem conhecido é o dos eletroímãs que funcionam em corrente alternada e recolhem sucata de ferro.
Se o campo oscilante é suficientemente intenso a agulha magnética responde a este campo oscilante por causa dos momentos magnéticos induzidos na agulha.
Bússolas se desorientam próximas a redes onde há correntes, mesmo quando a corrente é alternada. É fácil testar isto e eu, há muitos anos atrás, me surpreendi pois esperava que a bússola não se reorientasse próxima de um fio com corrente alternada. Depois entendi o que acontecia. 🙂
Fabrízio – Ele disse que se colocássemos um fio perpendicular sobre o outro poderia haver ruptura devido a esse campo, isso não entendi mesmo. Se eu colocar a bússola perto de somente um fio, por exemplo o fase, eu conseguirei ver algum tipo de deflexão na bússola? Ou isso só ocorre com correntes muito intensas? E essa deflexão seria uma espécie de vibração devido ao campo ser oscilante em 60hz como a corrente?
Fernando Lang – Quem usa bússola para se orientar sabe (ou deveria saber!) que deve estar longe de redes elétricas. Não é a tensão que importa mas a corrente. Perto de equipamentos, tipo transformadores …, os efeitos são facilmente perceptíveis.
Eu o notei quando usei uma bússola perto de um bobina com corrente alternada. A agulha magnética mudou de orientação quando alimentei a bobina. O efeito é mais do que uma vibração da agulha. Aliás, esta acontece também, mas com muito pequena amplitude. É efetivamente uma reorientação da bússola.
Não se pode colocar fios de alta tensão, cruzados ou não, próximos. Mas tal nada tem a ver com este efeito. Tem a ver com a possibilidade de formar um arco de descarga entre eles por ionização do ar.
Fabrízio – Sim sim, isso também entendo, talvez seja isso que ele tenha imaginado. Obrigado!
Outras postagens sobre bússola:
A pilha, em circuito aberto, reorienta a bússola! Por que?
A grande descoberta de Ørsted em 1820 aconteceu por acaso?
Afinal para onde a bússola aponta!
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2027.
Estou construindo uma casa e para minha surpresa tem uma coluna em que a bussola inverte a agulha, ela gira e fica ao contrario, como pode ser este fenômeno destes, qual é a explicação, é somente nesta coluna, pode me responder ( explicar )?
Dentro dessa coluna deve existir material ferromagnético.
Aqui é a Júlia Martins, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.