X

Bobina com fio não isolado?

Uma bobina precisa necessariamente de fios de cobre esmaltados?

Ou pode se enrolar uma bobina com um fio de cobre comum?

Pergunta originalmente feita http://br.answers.yahoo.com/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Fios de cobre são os melhores para se construir bobinas pois o cobre é flexível e apresenta resistividade menor do que outros condutores metálicos. Ferro ou ligas metálicas são indesejáveis para se fazer enrolamentos pois além de possuirem resistividade elevada quando comparados com cobre, podem apresentar indesejáveis propriedades magnéticas. Materiais ferromagnéticos com baixa remanescência são indicados para se construir os núcleos das bobinas.

Necessariamente os fios utilizados no enrolamento de bobinas DEVEM ter uma capa isolante. O esmalte é bom isolante para evitar curto circuito entre as espiras que se tocam, sendo mais do que suficiente para isolar espiras contíguas.

Em bobinas de alta tensão, com diversas camadas de espiras, pode acontecer que o isolamento entre duas camadas necessite ser maior do que aquele propiciado pelo esmalte. É comum em bobinas de alta tensão separar uma camada da outra por um fina flexível lâmina de algum material com alta rigidez dielétrica, evitando assim o curto circuito entre duas camadas de espiras contíguas.

Para tensões de operação da ordem de centena de volts o isolamento propiciado pelo esmalte é usualmente suficiente.

De maneira alguma uma bobina deve ser construída com fio de cobre (ou de qualquer outro condutor) sem isolamento! Além de a bobina não funcionar pois a corrente não circulará por todo o enrolamento, colocará a fonte alimentadora da bobina em curto circuito!

Mais sobre o tema:

Dúvida sobre o “trem” elétrico com imãs dentro de um enrolamento de cobre

Fio de cobre esmaltado: para que serve o esmalte?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2758.


20 comentários em “Bobina com fio não isolado?

  1. reginaldo disse:

    uma bobina também serve para filtro de linha? e qual seria ?eu posso fazer uma ?

  2. Gustavo disse:

    Seria possível pinar essas espiras elétricas das bobinas dos rotores , ou das bobinas dos estatores dos motores elétricos com o intuito de reforçar o verniz já envelhecido ? Digo ao manutenir uma bobina elétrica em tese , presumo , poder se ia então pintar com verniz , ou com qualquer outra tinta pois assim sendo poderia se manter a característica de isolamento e inclusive reforça – la , não é mesmo ?

  3. João Francisco Duarte disse:

    ..da para fazer bobina com fio de cobre desencapado somente com fio terra? acumula ions negativo?

    • Fernando Lang disse:

      Fio de cobre desencapado, sem banho de verniz isolante, NÂO pode ser usado em bobinas.

      • Ewerton de Abreu disse:

        Professor Lang. Tenho uma dúvida. Posso utilizar cabos de fios flexiveis emcapados (esses usados na alimentação eletrica residencial) em vez de fios rigidos esmaltados para fazer bobinas para um gerador elétrico? Geraria também curto-circuito na movimentação dos eletrons nos diversos fios não isolados que compõem esses cabos?

        • Fernando Lang disse:

          Podes. O problema de se usar tais fios está em que o encapamento ocupa muito espaço e então no mesmo volume de enrolamento cabem muito menos espiras. Do ponto de vista do isolamento não há problemas pois ele está superdimensionado com fios encapados por plástico ou borracha.
          O que não podes fazer é construir um enrolamento com o fio flexível sem o encapamento.

  4. Ricardo disse:

    Tive um problema com a bobina do alternador do carro, amassou a espira, e com isso não fecha a tampa, notei que a espira estragou o verniz, onde foi amassada… Só que onde tirou o verniz não encosta na outra espira, então pergunto, necessariamente o enrolamento pode escostar um fio no outro da mesma espira? E posso reforçar o isolamento pra previnir uma de encostar na outra?
    Grato

  5. Cláudio Toledo disse:

    Uma ponta da espira vai ligada na fase; o final vai ligado no neutro. E pq não dá curto? (Desculpe a ignorância, é q não entendo nada de bobinas)

    • Fernando Lang disse:

      Daria curto-circuito se alimentação fosse em corrente contínua pois então somente a resistência elétrica da bobina seria o fator limitante da corrente. Em corrente alternada, além da resistência elétrica, a reatância indutiva da bobina é importante. A reatância indutiva da bobina com núcleo de ferro é muito maior do que a sua resistência elétrica por isso não há curto-circuito.

  6. Azenir Miguel paixão disse:

    E o fio comum com capa, não serve?

  7. Geraldo disse:

    Alguém poderia dar uma ajuda

    Existe algum processo caseiro para isolar com verniz ou esmalte um fio de cobre nu para ser usado em bobinas e transformadores, para tensão baixa de 110~220 VAC com corrente máxima de uns 50A?

    Pergunto porque na minha cidade não se encontra fio esmaltado nos comercios, eu queria aproveitar os varios metros de fios que já possuo na sucata mesmo.

    E queria saber se exite uma formula que mostra a tensão e corrente que circula em cada espira de um transformador?

    obrigado

  8. Sergio do carmo disse:

    Boa noite !

    Gostaria de saber se posso usar fio de cobre sem esmalte para fabricar bobina para uso em antenas veicular vale ressaltar que as espirar não se encontram desta forma há um espaçamento entre elas , as mesma tem a função de recepção e Transmissão do tipo de antenas usadas em viaturas policiais geralmente ficadas no teto do veículo,
    Diante de tudo aqui sei que posso usar com o esmalte, porém não tenho conhecimento se posso usar sem este isolante

    Fico grato ?

  9. Graziely disse:

    Ei, boa tarde! Queria saber se fio de cobre envernizado pode ser usado na construção de uma bobina

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *