X

Balística: impacto do projétil que transfixa o alvo.

Considerando um projétil de 185grãos (11,980g) a uma velocidade inicial (de impacto em um corpo) e considerando sua transfixação, é correto dizer que o impacto foi de a aproximadamente 207 kgfm? Usando o critério de que a Velocidade inicial (320 m/s) x massa do projétil – velocidade final (hipoteticamente sugerida) seja de 150 m/s x 11.980 =  Aproximadamente 2036N/9.80 = 207kgf

OBS: dados como velocidade e massa de projétil, são baseados pelo catalogo da CBC (com exceção da velocidade final) os cálculos foram feitos a partir de alguém que não possui o mínimo conhecimento de física, porém, é apaixonado pela balística e estudos dessa ciência. Portanto, gostaria de saber como se realmente chega a esse resultado aproximado (sabendo que a balística não é uma ciência de resultado final exato, devido seu diferente comportamento em cada corpo). Obrigado pela compreensão!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A Figura 1 representa o projétil que transfixa (atravessa) um alvo com espessura D, tendo o atingido com uma velocidade inicial com valor V0. Quando o projétil emerge do alvo ele se move com uma velocidade cujo valor foi reduzido para V1.

A valor da aceleração média A do projétil neste processo pode ser estimada pela equação de Torricelli, ou seja

A força média de impacto F no alvo (ou no projétil) é estimada pelo produto  da massa m do projétil pela aceleração média durante o impacto. Ou seja

Desta forma, para se estimar a força de impacto do projétil não são suficientes a massa e as velocidades do projétil. A resistência oferecida pelo alvo é um parâmetro importante para a força de impacto e ela está relacionada com o deslocamento do projétil para que aconteça a variação na sua velocidade.

Ou seja, somente com a informação adicional  sobre a espessura do alvo é que se pode estimar a força de impacto. Para fins de raciocínio suponhamos que a espessura do alvo seja de 10cm (0,1m) e que a massa e os valores das velocidades sejam aqueles já propostos no questionamento, isto é, massa de 19g  (0,019kg) e velocidades respectivamente valendo 320m/s e 150m/s. Então pode-se calcular a força de impacto como segue:

Então a força média de impacto é 4794 newtons  ou quase 500 quilogramas-força.

Outras postagens relacionadas ao tema em Balística.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *