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Automóveis com bateria descarregada

Professor, é a segunda vez que ouço sobre automóveis sem bateria ligarem se tiverem certo impulso, porém não ligarem caso a bateria esteja com um fio rompido. Eu sou bem leigo sobre automóveis, mas sempre achei que a bateria servia apenas para dar a partida no motor e depois da primeira rotação ele se auto-mantém. Tenho essa noção mais ou menos por ter visto um ciclo otto em uma imagem .gif aqui no Cref e entendi que necessitaria só de uma partida.

Semana passada, ficamos sem bateria no Gasômetro e quando conseguimos dar partida o carro se manteve e ligava até mesmo os faróis. Imaginei que poderia haver algum meio de conversão de energia térmica em energia elétrica na bateria. Posso estar totalmente, mas perguntar faz parte. Obrigado. 🙂

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Um automóvel incorpora junto ao seu motor um gerador elétrico (alternador) que absorve energia mecânica e a transforma em energia elétrica. A fonte de energia mecânica para o gerador é o motor do automóvel. Quando o gerador recebe energia mecânica do motor em quantidade suficiente, ele supre todo o sistema elétrico do automóvel e ainda pode estocar  energia na bateria do automóvel carregando-a.

Ou seja, com o motor funcionando e o alternador em ordem, o alternador supre todas as demandas de energia elétrica em um automóvel. A função da bateria é a de estocar energia para mover o motor de arranque (motor elétrico) e dar a partida no motor do automóvel. A bateria também pode alimentar as necessidades elétricas do automóvel quando o gerador não funciona; entretanto em uma bateria convencional não se estoca uma quantidade de energia suficiente para manter por muito tempo tal demanda energética.

Em princípio é possível iniciar um motor de automóvel sem o motor elétrico de arranque. Há não muito tempo  todos os automóveis ainda possuíam como equipamento padrão uma manivela que possibilitava dar a partida no motor do automóvel usando a  energia muscular  humana. Dá uma olhada no vídeo seguinte: www.youtube.com/watch?v=wvACMTxBKRU

Os primeiros automóveis NÃO possuíam motor de arranque elétrico e a partida era SEMPRE dada com auxílio da manivela. Algumas motocicletas, alguns motores náuticos e motoserras, … até hoje não possuem partida com motor de arranque, dependendo portanto de um aporte energético proveniente dos músculos do operador da máquina.

Hoje em dia, caso aconteça o que relataste (“ficar sem bateria”), como não existe mais a velha manivela de arranque, ainda se pode tentar (e nem sempre com sucesso pelas razões colocadas mais abaixo pelo Prof. Brito) o arranque “no tranco”, empurrando o automóvel caso tenha transmissão mecânica (com transmissão automática nem adianta tentar)  e depois o engrenando, como possivelmente vocês fizeram. Mas se a bateria estiver completamente “morta” (ou desconectada), sem capacidade para suprir o circuito de ignição elétrica que alimenta as velas de ignição, o procedimento do “tranco” não mais dará resultado.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

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Comentários do Prof. Renato Machado de Brito (Escola de Engenharia da UFRGS)

Prezado Fernando
Em relação aos automóveis e sua dependência da bateria, as coisas  mudaram muito. Antigamente todo o circuito elétrico de um automóvel  era bastante simples. Hoje existem até microprocessadores operando em  várias funções vitais, de modo que nem no tranco alguns automóveis  “pegam” mais.
Ocorre que existem sensores do nível de tensão da bateria que  impedem a operação do motor de arranque se ela estiver um pouco  descarregada e, também podem impedir a própria operação do motor, sob  condições mais severas de descarga.
Até mesmo se a bateria tiver de ser substituída é necessário que em  nenhum instante o automóvel fique sem energia mínima para manter a  programação dos dispositivos eletrônicos.
O processo de desconexão da bateria velha deve ser precedido de uma  ligação prévia com a bateria nova em paralelo com a velha, ou uma  bateria substituta temporária, para preservar a operação dos circuitos.
É comum que até os rádios, DVD players e outros dispositivos que hoje se utilizam nos automóveis deixem de operar se forem
completamente desenergizados, mesmo que momentaneamente.Neste caso só  as oficinas especializadas é que conseguem restabelecer a operação dos  mesmos, pois há procedimentos específicos que não estão ao alcance do usuário.
Era isso em complemento às informações sobre automóveis e suas baterias.
Um abraço
Brito

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