Atraso da transmissão de TV em relação ao rádio
23 de maio, 2014 às 20:30 | Postado em Eletricidade, Ondas eletromagnéticas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor Lang, gostaria de saber o motivo de ao assistirmos um jogo de futebol pela televisão e pelo rádio ao mesmo tempo, o sinal de rádio chega antes pois é sabido que a rapidez das ondas eletromagnéticas de rádio e TV é a mesma. Obrigado.
A transmissão de rádio ou televisão NÃO é feita diretamente do local do jogo para o local onde as capta. Um sinal deve ser transmitido do local do jogo para o local da emissora e após a emissora o transmite. Adicionalmente, se a transmissão for a longa distância haverá mais intermediários para que elas cheguem até os teus receptores. Ou seja, este sinais, desde o local do jogo até os teus receptores são atrasados por diversos processos envolvidos na transmissão não direta, processos estes diferentes para rádio e televisão. Se as transmissões não fossem mediadas por tais processos, pudessem se propagar da mesma forma, pelo mesmo caminho, processadas da mesma forma pelos receptores, não se perceberia atrasos de uma em relação a outra.
Sobre transmissão e captação de ondas eletromagnéticas em telecomunicação vide:
Por que as rádios AM pegam mais longe de noite?
Por que a curvatura da Terra interfere no sinal de micro-ondas?
Antenas parabólicas apontando para o chão em Ushuaia!?
Elevação sobre o horizonte do satélite geoestacionário
“Docendo discimus.” (Sêneca)
________________________________
Comentário de Luiz Foernges (professor aposentado do IM-UFRGS):
Todo o processamento do sinal de imagem também se soma ao atraso dos sinais de TV. O processamento de imagem (encoding e decoding) pode, mesmo num televisor, chegar a centenas de milisegundos…
Comentário Luciano Sclovsky:
Fernando
Adicionalmente, se a transmissão é em HD digital, há o tempo de processamento da compactação do vídeo no emissor, que é bem mais lento e custoso computacionalmente falando do que a descompactação no receptor. Usualmente os compressores tiram vantagem do fato de dois frames subsequentes serem quase iguais, mesmo assim impactam as transmissões. Procurei alguma referência no Google à respeito, o melhor que encontrei foi esse artigo: http://www.cast-inc.com/blog/white-paper-understanding-and-reducing-latency-in-video-compression-systems
Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1308.