As imagens do eclipse solar parcial de 26/02/2017 no sul do Brasil
23 de março, 2017 às 11:05 | Postado em Astronomia, Óptica, Óptica geométrica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~langEsta postagem apresenta algumas fotos colhidas durante o eclipse solar de 26/02/2017. Agradeço aos professor@s Maria Cristina Varriiale (IM-UFRGS), Elton Dias Jr. (IFPR) , Adriano Barcellos (IFSul – Campus Bagé), Luciano Brum (E.E.E.M JOSÉ GOMES DE VASCONCELOS JARDIM – Canoas – RS) e Robson Luiz Bacchin Ilha (Colégio Americano – PoA – RS) pela cedência das fotos para postagem e auxílio na tomada das imagens.
Esta foto foi feita por Maria Cristina Varriale colocando um filtro de soldador em frente à objetiva da câmara do seu aparelho celular.
A teoria que suporta a obtenção de imagens do disco solar no chão ou em paredes, seja pela projeção da luz solar com auxílio de um pequeno espelho plano, seja pela passagem da luz solar em pequenos orifícios ou entre frestas na ramagem das árvores está desenvolvida no artigo disponível no ResearchGate1 ou ResearchGate2.
Com um espelho plano projetei na parede lateral do Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção (PoA -RS), a luz solar e obtive imagens do disco solar em forma de luna conforme as fotos que seguem.
As próximas fotos mostram imagens do Sol eclipsado no chão embaixo da vegetação.
Finalmente imagens do disco solar em forma de lunas foram obtidas com escorredor de massa e escumadeira quando luz solar atravessou os orifícios de tais utensílios.
As imagens também estão acessíveis em ResearchGate.
Outra postagem do CREF sobre o mesmo tema: Imagens do disco solar eclipsado sob as árvores
Outros efeitos inusitados da luz solar:
Sombra da luz solar: efeito ET!
Sobre a sombra da Lua na Terra: Como se explica que a sombra da Lua no eclipse solar anda de oeste para leste?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1855.