Arame de resistência para forno elétrico de “tratamento térmico”
13 de dezembro, 2013 às 8:44 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Bom dia ,
Analisando resposta encontrada nesse site – Qual é o metal usado para resistência de chuveiros, ebulidor, secador de cabelo? – é correto afirmar que o fio de nicromo é o ideal para fazer resistencia de forno eletrico de tratatamento termico , lembrando que o mesmo trabalha entre 1000 e 1500 graus celsius .
Encaminhei a pergunta ao Prof. Renato Machado de Brito da Escola de Engenharia da UFRGS que respondeu o seguinte:
É sempre salutar que se diferencie Resistor e Resistência.
– O Resistor é o elemento físico, construído com a forma e com o material adequado à função que se destina (usualmente como elemento de aquecimento).
– A Resistência é a grandeza elétrica que define o comportamento do Resistor, relacionando a tensão que lhe é aplicada com a intensidade da corrente elétrica.
No caso dos Resistores construídos para converter eletricidade em calor (neste situação pode-se até dizer que o Resistor é um Transdutor, pois converte um tipo de energia em outro), busca-se o melhor rendimento (que depende da forma, do posicionamento, da área disponível ou desejável,custo, etc..) e também materiais com capacidade de suportar as condições de trabalho sem apresentar grandes variações na sua Resistência pelo aumento da temperatura.
Assim sendo o nicromo (Ferro,Cromo e Níquel) é atualmente a liga, sob forma de um fio condutor que mais se utiliza para fins de aquecimento, porém podem existir materiais ainda melhores para determinadas aplicações, mas talvez não tão populares e nem tão baratos.
Aqui em Porto Alegre, lá nas proximidades da Av. São Pedro, existe uma fábrica de Resistores que produz elementos com as características desejadas, para as mais diversas aplicações.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2444.
ummm que belo esclarecimento gostei tanto.