Ainda sobre o metal para resistências elétricas de chuveiros!
24 de julho, 2015 às 15:01 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor Lang
Li o post Qual é o metal usado para resistência de chuveiros, ebulidor, secador de cabelo? e fiquei com uma dúvida. Por que não podemos usar um fio de cobre para construir uma resistência elétrica de chuveiro? Eu sei que o cobre tem baixa resistividade o que me parece ser uma vantagem. Poderíamos usar um fio de cobre com o mesmo comprimento do fio encontrado na resistência de chuveiro desde que o fio de cobre fosse mais fino. Isto não é possível?
A resistividade do cobre é cerca de 50 vezes menor do que a resistividade das ligas metálicas (por exemplo nicromo) utilizadas para fazer um “fio de resistência”. Assim um fio de cobre para ter a mesma resistência elétrica de um fio de nicromo teria que possuir em sua secção tranversal uma área cerca de 50 vezes menor.
Imaginemos que o fio de nicromo tenha secção transversal com área de 5 mm^2. O fio de cobre teria então secção transversal com área de cerca de 0,1 mm^2.
Em um chuveiro elétrico a intensidade da corrente pode chegar a algumas dezenas de ampères para que a potência seja da ordem de alguns quilowatts. Em condutores de cobre a máxima densidade de corrente não pode exceder, a grosso modo, 10 A/mm^2 sob pena de superaquecer e destruir o fio.
Ora, o condutor de cobre com a mesma resistência elétrica do “fio de resistência” encontrado no chuveiro NÃO suportaria então a corrente para desenvolver a potência necessária ao aquecimento da água (um fio de cobre com 0,1 mm^2 de seção transversal não suporta correntes maiores do que 1 A). Ou seja, não é possível construir uma “resistência de chuveiro” com um fio fino de cobre pois ela seria destruída quando fosse ligada.
Vide também Resistências elétricas de chuveiros e secadores.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2960.