X

Acústica: o som no copo e na concha!

Gostaria de saber qual é a origem do som que se costuma ouvir quando se coloca o ouvido num copo “vazio” de modo que a borda do copo é tampada pela lateral da face (com o pavilhão auricular dentro do copo). O tamanho do copo, comprimento ou largura, influencia no som percebido? Obrigado.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Este é um efeito interessante que me remete à infância quando meu avô Germano Lang Filho me fez ouvir em uma grande concha com forma espiral, encontrada na beira do mar em Tramandaí (RS), o “som do mar”.

O copo ou a concha operam como caixas de ressonância, amplificando alguns sons que tem origem no ambiente; ou seja, a causa desses sons é externa à concha ou ao copo. A forma e o tamanho do copo ou da concha estão relacionados com os sons que ouvimos ao encostar a orelha nas aberturas. Quanto maior o copo, tanto mais grave tende a ser os sons amplificados por ressonância. É fácil experimentar com copos de tamanhos diferentes, podendo-se usar também uma jarra grande para se notar diferenças entre os sons percebidos.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


2 comentários em “Acústica: o som no copo e na concha!

  1. Elonia Debom disse:

    Interessante.A matéria é interessante pois nos remete à infância.Um concha em nossas mãos era uma festa.Facilmente era perdida, mas depois de muito tempo aparecia outra.A do copo não sabíamos.Gostei da explicação.Hoje o som não nos interessa, porém ainda soa em nossos tipanos.Obrigada Professor.

  2. Isabela M C Tavares disse:

    Obrigada, professor, pela explicação!
    Essa questão foi levantada por um aluno do 5° ano, enquanto nos preparávamos para uma aula. Levarei esse conhecimento para a aula.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *