A existência dos átomos
4 de outubro, 2010 às 12:00 | Postado em Estrutura da matéria, Filosofia da Ciência, História da Ciência
Respondido por: Prof. Fernando Lang da SilveiraA partir de que momento a existência física dos átomos foi considerada mais seriamente?
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/
O atomismo é uma concepção que remonta à Antiga Grécia. Em que pese ter havido atomistas ao longo de todo o tempo, é no século XIX que ele passa a adquirir o status de teoria científica. Químicos e físicos desenvolveram um “teoria cinética da matéria” onde os átomos desempenham um papel central.
No final do século XIX e início do século XX havia por parte de físicos e químicos positivistas (por exemplo, Mach e Ostwald) fortíssima oposição ao atomismo. Um dos campeões na defesa da existência dos átomos e moléculas foi o físico Ludwig Boltzmann mas que infelizmente se suicidou em 1906 antes de ver a vitória dessa concepção. O triunfo da concepção atomista sobre os seus fortes opositores muito se deveu ao trabalho de Einstein sobre o “movimento browniano” em 1905.
Assim o atomismo tem no mínimo 2400 anos mas faz menos de um século que ele se afirma como uma grande teoria científica, bem corroborada, frutífera e com poder explicativo sobre o mundo.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1370.