X

Questão 7 da prova do MNEF – SBF – Por que as bolhas ficam maiores?

A questão 7 , a 8 e a 25 , na minha opinião o gabarito estão errado destas, pois na questão na 7 diz que ficarão maiores, pq ?

Na 8 o 4 que aparece na resposta da B, ESTÁ NA RAIZ ENTÃO FICA 2 E NA 25 NÃO É MUITO DIFÍCIL DE VER QUE O REFERENCIAL S’ ESTÁ INDO PARA O EIXO X ENTÃO UMA VELOCIDADE QUE FICA PARADA EM RELAÇÃO AO EIXO X DO REFERENCIAL S, ESTARIA INDO PARA O EIXO X- NO REFERENCIAL S’, POR FAVOR PEÇO AJUDA PARA O PROFESSOR FERNANDO QUE TEM RESPONDIDO AS QUESTÕES SOBRE ESTA PROVA Obrigado!!

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Passo a discutir a questão 7, deixando para outras postagens as demais questões. Vide Questões 8 e 25 da prova do MNEF – SBF

quest7

Quando a água passa da região A para a região B (vide figura abaixo), devido aos estreitamento do tubo, AUMENTA a velocidade de escoamento da água. Para que a velocidade de escoamento da água AUMENTE, deve haver uma diferença de pressão entre  as duas regiões, tal que a pressão em A seja MAIOR do que a pressão em B (esta afirmação é consistente com a Equação de Bernoulli para fluidos). Importante destacar que se a pressão em A fosse igual ou menor do que a pressão em B, dado que o duto é horizontal, a velocidade de escoamento não poderia aumentar ao passar de A para B.

tubo

Estabelecido que a pressão em A é maior do que a pressão em B, uma bolha de ar ao passar de A para B, deve aumentar seu volume pois é bem sabido que o volume de um gás cresce quando a pressão diminui. Portanto a resposta correta é a alternativa D.

Outras questões do CREF tratando da Equação de Bernoulli:

Jato d´água da mangueira

Aumento da pressão arterial: não compreendo utilizando a Equação de Bernoulli!

Alcance dos jatos de água que vazam da garrafa

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

 

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2544.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *