X

Ebulição e pressão

Como a pressão externa influi na temperatura de ebulição de um líquido?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Inicialmente um comentário importante. Um líquido pode VAPORIZAR (passar para o estado de vapor) em temperaturas inferiores a do seu PONTO DE EBULIÇÃO. Tomemos a água como exemplo pois ela faz parte de nossa experiência. A água EVAPORA em temperaturas inferiores a da temperatura de EBULIÇÃO (inclusive no estado sólido, quando então o processo de passagem para o estado gasoso é conhecido por SUBLIMAÇÃO),  sendo bem conhecida a sua evaporação no processo de secagem de roupas.

 A EBULIÇÃO se caracteriza pela formação de bolhas de vapor no interior da massa líquida. Quando a água ferve em uma panela, facilmente percebemos bolhas que são formadas dentro do líquido e que sobem, se desprendendo. Ora, a pressão do vapor para sustentar uma bolha, sem que ela colapse, deve ser no mínimo igual a pressão externa à bolha. Portanto quando a pressão externa aumenta as bolhas somente poderão se formar quando aumentar a pressão de vapor, isto é, quando aumentar a temperatura do líquido pois a pressão de vapor cresce com a temperatura. Portanto um aumento de pressão externa ao líquido determina o crescimento da temperatura de ebulição do líquido.

No caso da água o ponto de ebulição quando a pressão externa é 1 atm se localiza em 100o C, subindo para 120o C quando a pressão passa a 2 atm e subindo para 180o C quando a pressão sobe para 10 atm, baixando para 82o C quando pressão se reduz a 0,5 atm,  baixando para 46o C quando pressão se reduz a 0,1 atm e assim por diante.

Outras postagens sobre temas correlatos em Gás e vapor.

 “Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3569.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *