Ebulição e pressão
11 de agosto, 2013 às 16:06 | Postado em Gás e vapor, Mudanças de estado da matéria, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Como a pressão externa influi na temperatura de ebulição de um líquido?
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/
Inicialmente um comentário importante. Um líquido pode VAPORIZAR (passar para o estado de vapor) em temperaturas inferiores a do seu PONTO DE EBULIÇÃO. Tomemos a água como exemplo pois ela faz parte de nossa experiência. A água EVAPORA em temperaturas inferiores a da temperatura de EBULIÇÃO (inclusive no estado sólido, quando então o processo de passagem para o estado gasoso é conhecido por SUBLIMAÇÃO), sendo bem conhecida a sua evaporação no processo de secagem de roupas.
A EBULIÇÃO se caracteriza pela formação de bolhas de vapor no interior da massa líquida. Quando a água ferve em uma panela, facilmente percebemos bolhas que são formadas dentro do líquido e que sobem, se desprendendo. Ora, a pressão do vapor para sustentar uma bolha, sem que ela colapse, deve ser no mínimo igual a pressão externa à bolha. Portanto quando a pressão externa aumenta as bolhas somente poderão se formar quando aumentar a pressão de vapor, isto é, quando aumentar a temperatura do líquido pois a pressão de vapor cresce com a temperatura. Portanto um aumento de pressão externa ao líquido determina o crescimento da temperatura de ebulição do líquido.
No caso da água o ponto de ebulição quando a pressão externa é 1 atm se localiza em 100o C, subindo para 120o C quando a pressão passa a 2 atm e subindo para 180o C quando a pressão sobe para 10 atm, baixando para 82o C quando pressão se reduz a 0,5 atm, baixando para 46o C quando pressão se reduz a 0,1 atm e assim por diante.
Outras postagens sobre temas correlatos em Gás e vapor.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3569.