X

Em que sentido a água desce no ralo no Brasil?

Tava vendo tv e ai a mulher documentário disse que a água desceu em sentido anti-horário e que isso era estranho nos EUA, mas quando eu fui ver pra que lado descia aqui em casa, desceu em sentido anti-horário, e mais difícil no sentido horário.
Pra que lado a água desce aqui no Brasil?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Comentário de quem fez a pergunta após a resposta abaixo:
Obrigado! 😉

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

É UM MITO QUE O SENTIDO DO VÓRTICE (redemoinho) EM RALOS DE PIAS SEJA DEFINIDO PELO HEMISFÉRIO ONDE A PIA ESTÁ COLOCADA E QUE TAL TENHA RELAÇÃO COM A ROTAÇÃO DA TERRA VIA FORÇA DE CORIOLIS.

mito_vor 

Os vídeos que aparecem na internet demonstrando o suposto efeito não passam de fraudes: Demonstrando no ralo vórtices com sentidos opostos nos dois hemisférios: FRAUDE!

O mito foi testado experimentalmente pelo físico Shapiro (1962) e suas conclusões foram publicadas em uma revista científica de grande reputação, a NATURE.

O que decide o sentido do vórtice em uma pia é o movimento da água ANTES da retirada do ralo, a forma da pia e do ralo. Shapiro, em condições especiais não encontradas em pias e ralos do nosso cotidiano, observou a formação do vórtice de Coriolis em um tanque. Recentemente o efeito foi reproduzido conforme notado em  Mais uma vez o vórtice de Coriolis no ralo pia.

A água pode escoar em um ralo sem apresentar vórtice como bem notou Shapiro. Veja nosso artigo
Acerca de um mito: o vórtice de Coriolis no ralo da pia” no ResearchGate.

Há alguns efeitos que são decididos pela força de Coriolis e que levam coisas a girar em sentidos opostos nos dois hemisférios:

– Os ciclones (sentido horário no hemisfério sul e anti-horário no hemisfério norte), os anticiclones (sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul) conforme Uma explicação qualitativa da razão de ciclones e anticiclones girarem em sentidos opostos (resposta a um terraplanista).

– O pêndulo de Foucault (sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul). Vide Sobre o pêndulo de Foucault: resposta a um terraplanista.

– Projéteis de artilharia são desviados sempre para a esquerda (direita) no hemisfério sul (norte) e tal deflexão é tanto maior quanto mais próximo se esteja dos pólos da Terra. Vide Desvio de projéteis pela força inercial de Coriolis

Veja mais questões respondidas a propósito desse mito ou da força de Coriolis:

Vórtices atmosféricos nos dois sentidos?

Ovo equilibrado por Coriolis

Desvio de projéteis pela força de Coriolis

Pêndulo de Foucault

Rotação da terra – Ar jogado do oeste para leste?

Redemoinho no ralo da pia

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 5855.


4 comentários em “Em que sentido a água desce no ralo no Brasil?

  1. JOAO BATISTA MONTEIRO JR. disse:

    Na industria cervejeira temos um separador centrifugo/centripedo que funciona em sentidos opostos, dependendo do hem. norte ou sul. E em experimentos realmente tem-se resultados diferentes ao inverter esses sentidos. Isso é mito?

  2. Guilherme Burjato disse:

    Com relação ao efeito Coriolis em balística isso é outro mito! O que existe é uma correção devida a rotação dos projeteis, qualquer um que trabalha com isso sabe muito bem deste mito!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *