X

Descarga elétrica produzida pela chama de material inflamável!

Gostaria de saber o que acontece com a chama de uma vela colocada entre duas placas próximas e eletrizadas com cargas elétricas de sinais contrários, supondo o sistema isolado de forças externas e o devido porquê disso.

Obrigada 😀

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Devido à alta temperatura resultante da combustão o gás nas proximidades de uma chama se ioniza e portanto uma chama é uma fonte de íons positivos e negativos e de elétrons. A chama é uma forma de plasma.

Assim sendo, se duas placas próximas estiverem eletrizadas, isto é, houver uma diferença de potencial elétrico entre elas, haverá uma corrente elétrica entre as placas devido à chama. Caso as placas estejam alimentadas por uma fonte de tensão, é possível se detectar tal corrente com auxílio de um amperímetro. Caso as placas estejam isoladas, isto é, tiverem sido eletrizadas com eletricidade estática, elas descarregarão.

A chama se inclinará em direção à placa negativa graças ao “vento elétrico“.

Há alguns anos  li uma matéria veiculada a pedido das distribuidoras de energia elétrica alertando para as queimadas sob ou próximas das linhas de alta tensão. Uma queimada nessas circunstâncias resulta em uma fonte para “fuga” da eletricidade e pode até colocar em curto-circuito a linha. Observe que por baixo das linhas de transmissão, em campo e matos, há o cuidado de constantemente retirar a vegetação para impedir a ocorrência de fogo.

O “poder das chamas” de descarregar corpos eletrizados eu demonstro aos 31 min do vídeo Demonstrações de Eletrostática .

A questão A panaceia energética: vácuo quântico! também trata do “vento elétrico” em outro contexto.

Outras postagens sobre temas relacionados:

Por que a descarga elétrica sobe?

Descarga elétrica através do ar NÃO é consequente do arrancamento de elétrons dos eletrodos!

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1758.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *