X

Sobre equilíbrio eletrostático: por que o potencial elétrico é constante?

Professor uma pergunta, não sei se fácil, mas: Por que quando dois corpos de dimensões diferentes entram em equilíbrio eletrostático podemos dizer que seus potenciais são iguais ? Tentei deduzir de alguma forma uma equação que me provasse isso mas até agora não consigo assim entender o porque de no equilíbrio os potenciais serem iguais

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Se os dois corpos forem condutores o equilíbrio eletrostático de ambos acontecerá depois de entrarem em contato. Quando um condutor está em equilíbrio eletrostático o campo elétrico na massa do condutor é nulo e na sua superfície é necessariamente perpendicular à superfície. Enquanto o campo interno não é nulo existirão correntes elétricas circulando no condutor e dissipando e irradiando energia eletromagnética. Assim sendo o estado de equilíbrio eletrostático é um estado de MÍNIMA energia eletrostática.

A nulidade do campo elétrico entre dois pontos quaisquer do condutor implica (em consequência da definição de diferença de potencial elétrico) que não exista diferença de potencial elétrico entre estes dois ponto e que, portanto, o potencial elétrico seja o mesmo nos dois pontos e que, finalmente, todo o condutor (ou os dois condutores em contato) estejam ao mesmo potencial.

Vide também

Campo elétrico nulo no interior dos condutores

Campo elétrico na superfície de condutores

Campo elétrico no interior de casca esférica

Carregando dois corpos com cargas de sinais contrários a partir de um terceiro corpo eletrizado

Eletrostática: esfera carregada e esfera com carga total nula

Conservação de energia eletrostática nos capacitores

Questão 16 da prova do MNEF – SBF – Dois capacitores

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1405.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *