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Potência real após passar por caixa de redução mecânica da frequência de rotação

Em um torno mecânico, equipado com motor trifásico de RPM 3500 e potencia de 7,5 CV. Depois da caixa de redução de velocidades na saída do eixo arvore, se por exemplo esta selecionada a RPM de saída de 710, a potencia na saída ainda é de 7,5 CV ou foi ampliada pela redução de RPM?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Caixas de redução ou de ampliação da rotação de máquinas NÃO aumentam a potência mecânica que a máquina entrega para a caixa. Caixas com engrenagens reduzem ou amplificam frequências de rotação. Se reduzirem a frequência amplificam o torque e  se amplificarem a frequência de rotação, reduzem o torque.

Qualquer caixa determina PERDA de potência devido às dissipações de potência mecânica internas à caixa. O aquecimento da caixa evidencia tais perdas de potência mecânica.

Uma caixa IDEAL, sem dissipações, conservaria a potência mecânica de entrada (fornecida pelo motor) até a saída da caixa. Portanto terás um pouco menos de 7,5 cv na saída da caixa, não importando se ela reduz ou amplia a frequência de rotação, se na entrada da caixa a potência de fato é 7,5 cv. Se a caixa estiver bem construída e lubrificada esta perda é pequena, usualmente não chegando a 10% da potência de entrada.

OBSERVAÇÂO IMPORTANTE: As considerações feitas acima valem, de um modo geral, para qualquer sistema de transmissão de potência mecânica. Em automóveis a perda de potência desde o motor até as rodas de tração se situa entre 5% e 10% conforme ResearchGate.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

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