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Rastros deixados por aviões: o que são?

Prof. Lang

O que são e como se formam os rastros deixados por aviões? Os conspiracionistas alegam que são rastros de produtos químicos prejudiciais à nossa saúde, propositalmente lançados na atmosfera pelos senhores do mundo. Tem sentido tal afirmação?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Os rastros que os aviões às vezes deixam são denominados “rastros de condensação (contrail)“. As turbinas ou motores dos aviões expelem principalmente gás carbônico e água como resíduos da combustão dos combustíveis usados em aviação.

Os rastros são consequentes de que o vapor de água lançado pelas turbinas ou motores em temperaturas de cerca de 300°C acabam por condensar caso o avião se encontre em altitudes de 7km ou mais. Devido às temperaturas de -35°C ou inferiores nestas grandes altitudes, a água expelida condensa e se cristaliza, formando pequeníssimos cristais de gelo. Na verdade os rastros são pequenas nuvens. Dependendo das condições de umidade da atmosfera naquelas altitudes tais rastros podem perdurar por pouco ou muito tempo, às vezes diversas horas se a atmosfera tiver alta umidade relativa.

A Figura 1 mostra um avião 747-400 da Quantas a 11km de altitude. É importante notar que os rastros somente se formam muitos metros atrás das turbinas, quando então a temperatura dos gases expelidos  arrefeceram o suficiente para a formação dos cristais de gelo.

Sobre o delírio conspiracionista de que os rastros são consequentes de produtos químicos recomenda-se a leitura de Teoria da conspiração dos chemtrails.

O que nos deve preocupar de fato nestes rastros é uma parte importante que é imperceptível para a visão e que sempre está ocorrendo e não apenas na eventualidade de vermos os rastros:  as grandes quantidades de gás carbônico que os aviões lançam na atmosfera.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


2 comentários em “Rastros deixados por aviões: o que são?

  1. Carlos Wigderowitz disse:

    Fernando Lang da Silveira A ignorância do pessoal é usada pelas companhias para evitar a questão real. Claro que o que vemos é o vapor d’água, mas com um monte de poluição junto e, em termos leigos é sim venenosa, e o vapor em termos técnicos é um mero marcador.
    Uma simples Google search mostra que:
    “The Boeing 747 burns approximately 10 to 11 tonnes of fuel an hour when in the cruise. This equates to roughly 1 gallon (approximately 4 litres) of fuel every second. It can carry up to 238,604 liters of fuel. It has a range of about 7,790 nautical miles.”
    Com cerca de 30 voos diários de passageiros entre Londres e NY faça suas contas.
    Qualquer um que já esteve num espaço aberto de aeroporto sabe muito bem que a queima não é limpa! A pandemia mostrou os benefícios para a poluição da diminuição do tráfego aéreo. E o vapor é além do gás carbônico um importante contribuidor para o efeito estufa .
    Todos estes pontos podem (e devem) ser detalhados, uma vez que a quantidade de combustível utilizada varia com o peso do avião e o tempo que o tempo que permanece no ar. Mas estes números simplistas já dão uma idéia…

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