Movimento circular uniforme que não é uniforme – ENEM 2022
23 de novembro, 2022 às 11:40 | Postado em Cinemática, Mecânica, Questões do ENEM, vestibulares, concursos
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor Lang
Qual é a sua opinião sobre a questão do balanço no ENEM 2022 pois na raiz afirma que se deve considerar o movimento do balanço como movimento circular uniforme? É mais uma “perola” do ENEM?
Ainda que apliquemos o Princípio da Caridade para o autor da questão, acreditando que ele cometeu um equívoco pois queria ter dito “aproxima o movimento do balanço a um movimento circular pois desconsidera a elasticidade das cordas“, é inaceitável que esse erro crasso de considerar o movimento como sendo circular uniforme ter passado pelo revisores do INEP.
As idealizações de considerar o movimento do balanço como circular, de desprezar as forças resistivas, de desconsiderar a massa e a elasticidade das cordas, não são ainda suficientes para que o problema tenha uma única resposta. Outro aspecto relevante nessas idealizações é que as crianças devem ter dimensões pequenas em comparação ao comprimento das cordas e que ambas as cordas estejam sujeitas a forças tensoras de mesmo valor.
Desta forma uma questão como essa deveria ser evitada mas a ideologia da “contextualização a qualquer custo” (conforme notada no Manifesto sobre a qualidade das questões de Física no ENEM) não permite.
Por outro lado a ideologia da “infalibilidade do INEP” tem como consequência a não anulação recorrente de questões com graves erros. Este comportamento é pernicioso não apenas por prejudicar os participantes do concurso mas também porque essas questões são usadas posteriormente por professores em sala de aula.
A incompetência na formulação das questões de Física do Enem é complementada por irresponsabilidade intelectual e pedagógica quando o INEP não se mostra disposto a alterar os gabaritos oficiais do exame. Faz-se necessária a revisão dos gabaritos, ainda que tardiamente, pois qual lógica de instrução é possível de ser indicada aos professores para as questões mal formuladas se o INEP não reconhecer os erros? Que Física se pode ensinar utilizando-se questões com graves erros conceituais, se estes não forem identificados, reconhecidos e devidamente corrigidos? (em Manifesto sobre a qualidade das questões de Física no ENEM)
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Faltou especificar, no enunciado, que a aproximação de MCU deve ser feita no instante em que as cordas do balanço estão na vertical.
Nesse instante, a derivada da magnitude da velocidade é zero (a magnitude da velocidade para de aumentar para começar a diminuir) e a força resultante (tração nas cordas menos a força peso) é centrípeta.