Eletricidade estática em automóveis
8 de outubro, 2020 às 10:41 | Postado em Eletricidade, Eletrostática
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Bom dia, professor, tudo bem? Como os pneus dos veículos são feitos de borracha e a borracha é um excelente isolante, por que os veículos não adquirem, necessariamente, uma carga estática muito elevada pela fricção com o ar?
Veículos automotores podem adquirir eletricidade estática! E de fato adquirem quando a umidade relativa é baixa e não houver um caminho condutor conectando o veículo à terra. A postagem seguinte tratou do tema: Por que estou tomando choques ao encostar na porta do meu carro?
Caminhões podem arrastar uma uma corrente ou uma cinta metálica sobre a estrada, propiciando assim um caminho para descarregar a eletricidade estática (Figura 1). Os veículos que transportam combustíveis necessitam aparatos que evitem centelhamento consequente da descarga da eletricidade estática.
Existem pneus que incorporam em sua estrutura caminhos de borracha condutiva, com alta concentração negro de fumo (vide Conductive pathways in tire treads for reduced static charge buildup), para minimizar a inconveniente eletricidade estática acumulada no veículo automotor.
“Docendo discimus.” (sêneca)
Existem pneus com alta concentração de negro de fumos, mais não são todos. Então se o veículo não tiver esse pneu, em qualquer momento e ao abastecer ele pode ter ignição espontânea e se incendiar, é isso mesmo? Sendo assim: ou vc compra o tal pneu, ou vai ter que contar com a sorte.
O frentista ao tocar no automóvel o descarrega. Portanto é difícil concretizar a descarga durante o abastecimento. Se fosse fácil estariam acontecendo incêndios há muito tempo.
E se o frentista não encostar e se o fizer, estiver usando luva nitrilica?
É bom ter alguém de olho pra pedir pra ele encostar, porque eu já vi várias reportagens de veículos que pegam fogo do nada. Nas ruas, estacionamentos, garagens etc. É mais comum que muita gente pensa.