X

Pressão de evaporação da água?

Prezados,

Gostaria de saber se é possível mensurar a pressão que a água inicia o processo de evaporação em um recipiente hermeticamente fechado à temperatura ambiente e qual o valor de pressão necessário para que evapore toda a água e esse recipiente fique totalmente seco.

Obs.:Para baixar a pressão seria usado uma bomba de vácuo. Atenciosamente,

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A vaporização pode acontecer até com água no estado sólido! Ou seja, gelo pode SUBLIMAR assim como água líquida pode evaporar!

A condição para evaporar ou sublimar é que o ambiente externo à água não esteja saturado de vapor d’água, ou seja, a evaporação acontece sempre que a umidade relativa do ambiente externo à água seja inferior a 100%. As roupas em um varal secam quando a umidade relativa é inferior a 100%, mais rapidamente quanto menor ela for. 

Desta forma NÃO é pressão externa total que determina a evaporação pois no caso da roupa que seca em um varal a pressão total é sempre cerca de 1 atm. O que interessa para evaporar é a pressão PARCIAL de vapor no ambiente externo à água líquida ou sólida.

Em um recipiente hermeticamente fechado a evaporação acontece até que o gás dentro do recipiente se sature de vapor d’água e, novamente, NÃO é importante a pressão total mas apenas a pressão parcial do vapor.

O gráfico abaixo indica como a água sólida (gelo) em um freezer a cerca -15 graus C evapora (sublima)! Para obter o gráfico eu media a massa do gelo em uma forma de gelo e em cerca 160 dias TODO O GELO EVAPOROU! Vide mais em É verdade que gelo vaporiza?

Mais sobre evaporação em Evaporação.

O artigo que segue está disponível no Reserach Gate: Um tema negligenciado em textos de Física Geral: a vaporização da água.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4164.


5 comentários em “Pressão de evaporação da água?

  1. Ana Flávia silva disse:

    A professora de ciências disse que a sublimação não ocorre com a água. Isso não está correto certo? A sublimação ocorre também com outros líquidos ou sólidos?

  2. Rita Margarete Grala disse:

    Como é possível água no estado sólido na Lua? Este gelo não iria sublimar rapidamente?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *